domingo, 8 de novembro de 2020

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM 4º bimestre 2020

 

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

---------- OUTUBRO ----------

H1. Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos (Meet)

H2. Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina. (Meet)

 

--------- NOVEMBRO ----------

H3. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza.

H4. Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo.

 

 

H5. Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento.

H6. Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido;

 

 

H7. Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos

 

 

 

 

H8. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica;

 

 

 

 

-------- DEZEMBRO ----------

H9. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

H10.           Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

 

H11.           Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

 

 

Conteúdos:

Matéria e radiação

Núcleo atômico e radiatividade

1. Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

2. Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

3. Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

Campos e forças eletromagnéticas

4. Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

5. Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday

 

Motores e geradores

6. Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

 

Produção e consumo elétricos

7. Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

8. Transmissão de eletricidade em grandes distâncias.

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

9. Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

10. As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

Partículas elementares

11.Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 07/12/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/11/2020.

- Atividades práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. GRUPO DO FACEBOOK: ATÉ 04/12/2020.

- Trabalhos: em grupos (apresentação e parte escrita). PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA DO TEMPO: 07/12/2020.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário