sábado, 18 de fevereiro de 2017

Aula de Preparação Acadêmica - 3ª série EM

Olá Pessoal!

Segue abaixo algumas dicas de programas de apresentação de slides:

ALVES, Paulo. Qual o melhor programa para criar apresentações em slides; veja dicas. Tech
Tudo, dez. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/y9PwVU>. Acesso em: 16 fev. 2017.

CINCO alternativas ao PowerPoint para criar apresentações. PC World, jun. 2013. Disponível
em: <http://goo.gl/9cpaAI>. Acesso em: 16 fev. 2017.

Abraço

Rafael

Guia de Aprendizagem 3ª série EM - 1º bimestre 2017

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                   GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE EM             2017
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
• Reconhecer a presença da eletricidade em situações e equipamentos do cotidiano.
• Compreender que há fenômenos elétricos associados ao funcionamento dos organismos vivos e em outras situaç.es do mundo natural.
• Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais.
• Reconhecer as grandezas associadas ao estudo da eletricidade, tais como resistência, corrente, tensão, energia e potência elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro dos eletrodomésticos, associando potência ao tempo de uso.
• Identificar os componentes básicos de um circuito elétrico.
• Identificar as grandezas associadas aos circuitos elétricos.
• Analisar os tipos de circuito (série e paralelo) e avaliar qual a aplicabilidade de cada em situaç.es do cotidiano.
• Relacionar corrente, resistência e tensão elétrica (1ª Lei de Ohm).
• Identificar os perigos associados à eletricidade.
• Identificar os procedimentos adequados para lidar com a eletricidade sem riscos.
• Compreender como acontece o choque elétrico e quais os seus efeitos para o organismo.
• Compreender o dimensionamento do circuito doméstico e os riscos associados às más instalaç.es.
• Relacionar resistência elétrica, comprimento e a espessura de um fio condutor (2ª Lei de Ohm).
• Analisar uma conta de energia elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro em uma residência.
• Relacionar consumo de energia, com a potência elétrica e tempo de uso do aparelho.
• Identificar estratégias de economia e uso racional da energia elétrica no cotidiano.
• Reconhecer que algumas interações físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução).
• Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
• Relacionar a força elétrica entre duas cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática em situações do cotidiano.

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.



Guia de Aprendizagem 2ª série EM - 1º bimestre 2017

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE EM             2017
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de uso social da língua
• Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema, ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Identificar em seu cotidiano materiais, aparelhos e processos que sejam relacionados ao calor
• Estimar medidas de temperatura.
• Associar temperatura ao grau de agitação das moléculas.
• Realizar conversões de temperatura utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
• Realizar a leitura de um termômetro.
• Analisar o funcionamento dos outros instrumentos utilizados para medir temperatura.
• Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico.
• Associar o aumento de temperatura ao aumento da energia cinética molecular.
• Identificar formas de controle de temperatura em processos e dispositivos do cotidiano.
• Avaliar o uso de materiais utilizados na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente de dilatação.
• Identificar as principais fontes de calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos.
• Diferenciar materiais que conduzem ou isolam calor.
• Identificar calor como processo dinâmico, diferenciando-o de temperatura.
• Identificar que as trocas de calor ocorrem por diferentes processos.
• Reconhecer a condução, a convecção e a irradiação.
• Classificar os diferentes materiais de acordo com suas propriedades térmicas.
• Calcular o calor específico, a capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar a quantidade de energia liberada na combustão.
• Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos alimentos.
• Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar fenômenos atmosféricos de uma região.
• Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
• Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva, o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.
• Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho

Propriedades térmicas
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação

Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.

Guia de Aprendizagem 1ª série EM - 1º bimestre 2017

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                       GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE EM             2017
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.


Habilidades a serem desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de uso social da língua
• Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema
• Ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Compreender que a natureza é o objeto de estudo da Física
• Identificar a presença de movimentos no cotidiano.
• Classificar os movimentos reconhecendo as grandezas que os caracterizam.
• Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento, como deslocamento, tempo e velocidade.
• Estimar valores de velocidades baseados em situações do cotidiano.
• Compreender as características comuns entre os movimentos de diferentes corpos, como trajetória, velocidade, aceleração.
• Fazer estimativas e escolher os procedimentos adequados para a realização de medidas de tempo de distância e calcular a velocidade média.
• Reconhecer a interação entre os corpos como uma das causas que leva à alteração dos movimentos.
• Utilizar conceitos relativos à conservação da quantidade de movimento.
• Compreender e aplicar o conceito de força por meio da relação entre a variação da quantidade de movimento e o tempo empregado em tal variação.
• Compreender que a quantidade de movimento depende da velocidade e da massa dos corpos.
• Compreender que o movimento não é gerado isoladamente, ou seja, há a necessidade de compensação para que ele aconteça.
• Analisar diferentes tipos de colisões e realizar previsões em situações reais.
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento em um sistema físico.
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento em parte de um sistema físico.
• Determinar a quantidade de movimento antes e após uma interação entre corpos.
• Representar vetorialmente as forças presentes em sistemas físicos (diagrama de forças).
• Identificar diferentes tipos de forças (atrito estático e dinâmico, peso, normal, tração e resistência do ar).
• Reconhecer as forças como as causas dos movimentos e sua variação (Leis de Newton).
• Relacionar as Leis de Newton com a conservação da quantidade de movimento.
Conteúdos:
Introdução à Física
Conceituação de Física; Os ramos da Física; Potência de 10 – Ordem de grandeza e Notação Científica.

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.

Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.