Olá Pessoal!
Segue abaixo algumas dicas de programas de apresentação de slides:
ALVES, Paulo. Qual o melhor programa para criar apresentações em slides; veja dicas. Tech
Tudo, dez. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/y9PwVU>. Acesso em: 16 fev. 2017.
CINCO alternativas ao PowerPoint para criar apresentações. PC World, jun. 2013. Disponível
em: <http://goo.gl/9cpaAI>. Acesso em: 16 fev. 2017.
Abraço
Rafael
Este blog tem como finalidade auxiliar os estudantes em seus estudos, expressar opiniões, oferecer dicas, trazer textos informativos, realizar enquetes e muito mais!
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Guia de Aprendizagem 3ª série EM - 1º bimestre 2017
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 3ª
série
|
Bimestre:
1º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer a presença da eletricidade
em situações e equipamentos do cotidiano.
• Compreender que há fenômenos elétricos
associados ao funcionamento dos organismos vivos e em outras situaç.es do
mundo natural.
• Analisar as especificações elétricas
dos aparelhos em etiquetas ou manuais.
• Reconhecer as grandezas associadas ao
estudo da eletricidade, tais como resistência, corrente, tensão, energia e
potência elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica
e o gasto financeiro dos eletrodomésticos, associando potência ao tempo de
uso.
• Identificar os componentes básicos de
um circuito elétrico.
• Identificar as grandezas associadas aos
circuitos elétricos.
• Analisar os tipos de circuito (série e
paralelo) e avaliar qual a aplicabilidade de cada em situaç.es do cotidiano.
• Relacionar corrente, resistência e
tensão elétrica (1ª Lei de Ohm).
• Identificar os perigos associados à
eletricidade.
• Identificar os procedimentos adequados
para lidar com a eletricidade sem riscos.
• Compreender como acontece o choque
elétrico e quais os seus efeitos para o organismo.
• Compreender o dimensionamento do
circuito doméstico e os riscos associados às más instalaç.es.
• Relacionar resistência elétrica,
comprimento e a espessura de um fio condutor (2ª Lei de Ohm).
• Analisar uma conta de energia elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica
e o gasto financeiro em uma residência.
• Relacionar consumo de energia, com a
potência elétrica e tempo de uso do aparelho.
• Identificar estratégias de economia e
uso racional da energia elétrica no cotidiano.
• Reconhecer que algumas interações
físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Reconhecer os processos de eletrização
(atrito, contato e indução).
• Diferenciar condutores de isolantes
elétricos em função de sua estrutura.
• Relacionar a força elétrica entre duas
cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em
fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem
eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática
em situações do cotidiano.
|
Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Circuitos
elétricos
• Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação
• Modelo clássico de propagação
de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos
• Valores de correntes,
tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
|
||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes
agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1. 2017.
- Sites de interesse.
|
||||||
Guia de Aprendizagem 2ª série EM - 1º bimestre 2017
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE EM 2017
Guia de Aprendizagem 1ª série EM - 1º bimestre 2017
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE EM 2017
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 1ª série
|
Bimestre:
1º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da
norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de
uso social da língua
• Estabelecer relações entre
textos verbais e não verbais
• Ler e interpretar figuras,
tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras
para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Compreender que a natureza é
o objeto de estudo da Física
• Identificar a presença de movimentos no
cotidiano.
• Classificar os movimentos reconhecendo
as grandezas que os caracterizam.
• Identificar as grandezas relevantes na
descrição de um movimento, como deslocamento, tempo e velocidade.
• Estimar valores de velocidades baseados
em situações do cotidiano.
• Compreender as características comuns
entre os movimentos de diferentes corpos, como trajetória, velocidade,
aceleração.
• Fazer estimativas e escolher os
procedimentos adequados para a realização de medidas de tempo de distância e
calcular a velocidade média.
• Reconhecer a interação entre os corpos
como uma das causas que leva à alteração dos movimentos.
• Utilizar conceitos relativos à
conservação da quantidade de movimento.
• Compreender e aplicar o conceito de
força por meio da relação entre a variação da quantidade de movimento e o
tempo empregado em tal variação.
• Compreender que a quantidade de
movimento depende da velocidade e da massa dos corpos.
• Compreender que o movimento não é
gerado isoladamente, ou seja, há a necessidade de compensação para que ele
aconteça.
• Analisar diferentes tipos de colisões e
realizar previsões em situações reais.
• Reconhecer a conservação da quantidade
de movimento em um sistema físico.
• Reconhecer a conservação da quantidade
de movimento em parte de um sistema físico.
• Determinar a quantidade de movimento
antes e após uma interação entre corpos.
• Representar vetorialmente as forças
presentes em sistemas físicos (diagrama de forças).
• Identificar diferentes tipos de forças
(atrito estático e dinâmico, peso, normal, tração e resistência do ar).
• Reconhecer as forças como as causas dos
movimentos e sua variação (Leis de Newton).
• Relacionar as Leis de Newton com a
conservação da quantidade de movimento.
|
Conteúdos:
Introdução à Física
Conceituação
de Física; Os ramos da Física; Potência de 10 – Ordem de grandeza e Notação
Científica.
Movimentos – Grandezas,
variações e conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos
de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e
dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise
do movimento de partes de um sistema mecânico
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
|
||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
-
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto &
aplicações. Ensino Médio. Antonio
Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo.
Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1. 2017.
-
Sites de interesse.
|
||||||
Assinar:
Postagens (Atom)