GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série:
3ª série
|
Bimestre:
2º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------JUNHO-------------
H1. Dimensionar o gasto de energia
elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse
consumo
H2. Dimensionar circuitos elétricos
domésticos em função das características das residências
H3. Propor estratégias e alternativas
seguras de economia de energia elétrica doméstica
H4. Relacionar o campo elétrico com
cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
H5. Reconhecer propriedades elétricas
e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
H6. Estimar a ordem de grandezas de
fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga
acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão
H7. A partir de observações ou de
representações, formular hipóteses sobre a direção do campo magnético em um
ponto ou região do espaço, utilizando informações de outros pontos ou regiões
H8. Identificar as linhas do campo magnético
e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas,
malhas de ferro ou outras representações
H9. Representar o campo magnético de um ímã
utilizando linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
H10.
Identificar
a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em
termos de intensidade, direção e sentido
H11.
Relacionar
a variação do fluxo do campo magnético com a geração de corrente elétrica
H12.
Reconhecer
a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de
observações ou textos históricos
H13.
Interpretar
textos históricos relativos ao desenvolvimento do eletromagnetismo,
contextualizando as informações e comparando-as com as informações
científicas atuais
H14.
Explicar
o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os
correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
H15.
Reconhecer
as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos
H16.
Identificar
critérios que orientam a utilização de aparelhos elétricos, como as
especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade
Industrial (Inmetro), riscos, eficiência energética e direitos do consumidor
H17.
Identificar
semelhanças e diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram
energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
H18.
Identificar
fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de
eletricidade
H19.
Identificar
e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica
H20.
Representar
por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos
de consumo
H21.
Relacionar
a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos
H22.
Estimar
perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica,
reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
H23.
Identificar
quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
H24.
Relacionar
a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a
qualidade de vida
|
Conteúdos:
Equipamentos elétricos
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos
• Valores de correntes, tensões,
cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Interação elétrica e magnética,
o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do
eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados
Motores
e geradores
• Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia
Produção
e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
•
Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o
desenvolvimento econômico e social
|
||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Atividades EAD
- Aulas ao vivo pelo Google Meet
- Aulas ao vivo pelo app CMSP
- Atividades orientadas no Google
Classroom
|
||||||
Valores trabalhados na
disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
20/07/2020.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
13/07/2020.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. MAGNETISMO:
BÚSSOLA E SIMULADOR; ELETROÍMÃ E SIMULADOR.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA ELÉTRICA E USO SOCIAL.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
Fontes de Referência para o estudante
|
||||||