segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guia de Aprendizagem de Física 3ª série EM - 3º bimestre 2020

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                    2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------AGOSTO-------------

H1. Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade

H2. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica 

H3. Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo

H4. Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos

H5. Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão

H6. Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil

H7. Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

 

H8. Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos

H9. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

 

-------------SETEMBRO-------------

H10.           Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia

H11.           Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo

H12.           Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos

 

H13.           Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

H14.           Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos

H15.           Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina

H16.           Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos

H17.           Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações

H18.           Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo

H19.           Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Produção e consumo elétricos

1. Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

2. Transmissão de eletricidade em grandes distâncias

3. Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

 

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

1. Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

2. A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados

3. Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

 

 

Átomos e radiações

4. A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria

5. A dualidade onda–partícula

6. As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

Núcleo atômico e radiatividade

7. Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

8. A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico

9. Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção

 

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

 

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

 

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo Google Meet

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 05/10/2020

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 28/09/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS ELÉTRICAS (Se houver possibilidade)

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

 

Guia de Aprendizagem de Física 2ª série EM - 3º bimestre 2020

 E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------------- AGOSTO -------------------

H1.               Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas

H2.               Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas

H3.               Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna

H4.               Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais

H5.               Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento

H6.               Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação

H7.               Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre

H8.               Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra

H9.               Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas

 

 

----------------------- SETEMBRO -------------------

H10.           Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons

H11.           Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas

H12.           Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos

H13.           Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos

H14.           Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora

H15.           Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los

H16.           Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano

H17.           Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.

H18.           Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas

H19.           Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada

H20.           Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens

Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Propriedades térmicas

1. Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados

2. Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores

3. Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

 

Entropia e degradação da energia

4. Fontes de energia da Terra – transformações e degradação

5. O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia

6. Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia

 

Som, imagem e comunicação

Som – características físicas e fontes

1. Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção

2. Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas

3. Questões de som no cotidiano contemporâneo

4. Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

 

 

 

Luz – características físicas e fontes

5. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz

6. Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.

- Projetos da FeVEM.

 

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo Google Meet

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 23/09/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 16/09/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. PRÁTICAS SOBRE ÓPTICA.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). PROJETOS DA FeVEM.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.