E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série:
3ª série |
Bimestre:
3º |
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Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. |
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Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: -------------AGOSTO------------- H1. Identificar fases e/ou características da
transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade H2. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica
H3. Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo H4. Relacionar a produção de energia com os
impactos ambientais e sociais desses processos H5. Estimar perdas de energia ao longo do
sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de
transmissão em alta-tensão H6. Identificar quantitativamente as
diferentes fontes de energia elétrica no Brasil H7. Relacionar a evolução da produção de
energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida H8. Identificar e estimar ordens de grandeza
de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos H9. Explicar características macroscópicas
observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos -------------SETEMBRO------------- H10.
Explicar
a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de
quantização da energia H11.
Reconhecer
a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o
átomo H12.
Interpretar
a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em
modelos quânticos H13.
Identificar
diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização
no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas
associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser
etc.) H14.
Reconhecer
a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos,
discriminando características e efeitos H15.
Reconhecer
a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas
transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia
elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina H16.
Explicar
diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão),
reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos H17.
Caracterizar
o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis
riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações H18.
Pesquisar
e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo H19.
Avaliar e
debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações
ionizantes, assim como medidas de proteção |
Conteúdos: Equipamentos elétricos Produção e consumo
elétricos 1. Produção de energia elétrica
em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa
de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais 2. Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias 3. Evolução da
produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento
econômico e social Matéria e
radiação Matéria, propriedades e constituição 1. Modelos
de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis 2. A
matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais
inanimados 3. Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr Átomos e radiações 4. A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria 5. A
dualidade onda–partícula 6. As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a
iluminação incandescente, a fluorescente e o laser Núcleo atômico e radiatividade 7. Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida 8. A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico 9. Radiatividade,
radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção |
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
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Estratégias didáticas |
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Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do livro
didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
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Atividades EAD -
Aulas ao vivo pelo Google Meet -
Aulas ao vivo pelo app CMSP -
Atividades orientadas no Google Classroom |
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Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados
vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
05/10/2020 - Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
28/09/2020. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO
UM ESPECTROSCÓPIO. - Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS ELÉTRICAS (Se houver
possibilidade) - Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina. |
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Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - Sites de interesse. Fontes de Referência para o estudante - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - Sites de interesse. |
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