segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Guia de Aprendizagem Física 3EM - 1º bimestre 2022

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                  

GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                     2022

 

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

H1. Retomada (2-EM) Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre (2ª série 2º bimestre)

 

H2. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica

H3. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos

 

--------------MARÇO---------------

H4. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades

H5. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza

 

H6. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento

H7. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples

H8. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

 

---------------ABRIL-------------------

H9. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade

H10.          Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo

H11.          Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências

H12.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

 

H13.          Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento

H14.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia

 

Eletricidade

Carga elétrica

História, modelo atômico e propriedades

 

 

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

 

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

 

Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

 

 

 

 

 

 

 

Campos e forças eletromagnéticas

Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

 

[Aulas 1, 2 e 3: Força Magnética em Fio percorrido por Corrente Elétrica] –Aprender Sempre (SD1)

 

[Aulas 4 e 5: Torque em uma Espira percorrida por corrente elétrica] – Aprender Sempre (SD1)

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

 

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 15/03/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/03/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA E A CONTA DE LUZ: 05/04/2022.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 1º Semestre. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 2EM - 1º bimestre 2022

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM                   2ª SÉRIE          2022

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

(EM13CNT107 – RETOMADA) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.

 

 

(EM13CNT202 – RETOMADA) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

 

-----------------MARÇO---------------

(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

 

 

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

-----------------ABRIL---------------

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Mecânica (distância, velocidade, tempo, Leis de Newton, Trabalho).

Eletrostática (eletrização por atrito, contato e indução).

Propriedades elétricas dos materiais (condutores e isolantes).

Magnetismo (campo magnético, bússola e eletroímã).

Eletromagnetismo (forças eletromagnéticas).

Eletrodinâmica (corrente elétrica, resistores, Leis de Ohm, equipamentos de medição elétrica, capacitores, energia e potência elétrica).

 

Termodinâmica (condições do ar; clima; temperatura).

Espectroscopia (espectro de emissão; espectro de absorção; leis de Kirchhoff para espectroscopia).



 

 

 

Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula).

Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear; radiação

ionizante; radiação do corpo negro).

 

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Máquinas térmicas (trabalho; energia interna; potência e rendimento; transformações cíclicas; impacto social e econômico).

Radiação eletromagnética (faixas de frequências das radiações ionizantes e não ionizantes; laser; efeitos nos seres vivos).

 

 

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 16/03/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 30/03/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). EFEITOS DA INTERVENÇÃO HUMANA – A DEFINIR.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série. Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.