E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª
SÉRIE 2022
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
1º |
|||
Justificativa:
Propiciar significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele,
aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma
a satisfazer a formação plena do cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
||||||
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 1.
Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações
e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas
que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e
melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. 2.
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do
Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a
evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões
éticas e responsáveis. 3.
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico
e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e
linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas
descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por
meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC). |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: -------------FEVEREIRO------------- H2. Identificar aspectos históricos,
sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica H3. Identificar algumas propriedades
das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos --------------MARÇO--------------- H4. Identificar a presença da
eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras
atividades H5. Caracterizar os aparelhos elétricos
a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características
(voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados
a cada grandeza H6. Relacionar informações fornecidas
pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos
para explicar seu funcionamento H7. Identificar e caracterizar os
principais elementos de um circuito elétrico simples H8. Relacionar as grandezas
mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade
no interior da matéria ---------------ABRIL------------------- H9. Compreender o choque elétrico
como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando
efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade H10.
Dimensionar
o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas
envolvidas nesse consumo H11.
Dimensionar
circuitos elétricos domésticos em função das características das residências H12.
Propor
estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica H13.
Relacionar
o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas
elétricas em movimento H14.
Reconhecer
propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por
meio de campos |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O ciclo de energia
no Universo e as fontes terrestres de energia Eletricidade Carga elétrica História, modelo atômico e
propriedades Aparelhos e dispositivos domésticos e
suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação Equipamentos elétricos Circuitos
elétricos Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia Perigos da eletricidade e medidas
de prevenção e segurança Campos
e forças eletromagnéticas Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos [Aulas
1, 2 e 3: Força Magnética em Fio percorrido por Corrente Elétrica] –Aprender
Sempre (SD1) [Aulas
4 e 5: Torque em uma Espira percorrida por corrente elétrica] – Aprender
Sempre (SD1) |
||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do livro
didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
||||
Atividades
EAD - Aulas e Tarefas
pelo app CMSP. - Atividades
orientadas no Google Classroom. |
||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 15/03/2022. - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/03/2022. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). ENERGIA E A CONTA DE LUZ: 05/04/2022. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
|||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 1º Semestre.
SEE, 2021. -
APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022. -
FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Ciências da
Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções:
Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera
Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza
Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021. -
PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. |
||||||