domingo, 20 de outubro de 2019

Guia de Aprendizagem Física 3ª série - 4º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
---------- OUTUBRO ----------
H1. Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)


H2. Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos
H3. Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina.
H4. Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos

--------- NOVEMBRO ----------
H5. Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
H6. Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
H7. Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção

H8. Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
H9. Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas
H10.           Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas
H11.           Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
H12.           Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares e nas transformações de partículas subatômicas


H13.           Identificar a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
H14.           Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações (processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
H15.           Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática
-------- DEZEMBRO ----------
H16. Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando as implicações da relação entre ciência e ética
Conteúdos:
Matéria e radiação
Átomos e radiações
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção







Partículas elementares
• Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação das partículas
• A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas



Eletrônica e informática
• Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 18/11/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 04/11/2019.
- Atividades práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. ESPECTROSCÓPIO: 21/10/2019.
- Trabalhos: em grupos (apresentação e parte escrita). MAGNÍFICO LASER:  28/10/2019; PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA DO TEMPO: 25/11/2019; DEBATE FeVEM: 22/11/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.


Guia de Aprendizagem Física 2ª série - 4º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
------------- OUTUBRO --------------
H1.               Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
H2.               Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H3.               Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
H4.               Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
H5.               Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
H6.               Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
H7.               Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
H8.               Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
H9.               Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
---------- NOVEMBRO ----------
H10.           Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
H11.           Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
H12.           Estabelecer diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
H13.           Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
H14.           Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano
H15.           Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza
H16.           Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências
H17.           Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
H18.           Identificar e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo da história humana, seus limites e embates
H19.           Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz

H20.           Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
H21.           Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
---------- DEZEMBRO ----------
H22.           Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e culturais
H23.           Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos

Conteúdos:
Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
1. Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
2. Questões de som no cotidiano contemporâneo
3. Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos


Luz – características físicas e fontes
4. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
5. Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios



Luz e cor
6. A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
7. O caráter policromático da luz branca
8. As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
9. Adequação e conforto na iluminação de ambientes


Ondas eletromagnéticas
10. A interpretação do caráter eletromagnético da luz
11. Emissão e absorção de luz de diferentes cores
12. Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética

Transmissões eletromagnéticas
13. Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
14. Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
15. Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 27/11/2019; 2BC: 28/11/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 13/11/2019; 2BC: 14/11/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO FACEBOOK – ATÉ 29/11/2019.
- Trabalhos: em grupos (parte escrita). SEMINÁRIO ÓPTICA: 2A: 30/10/2019; 2BC: 31/10/2019 / FeVEM: 18/10/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.