GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 3ª
série
|
Bimestre:
4º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
---------- OUTUBRO ----------
H1. Identificar diferentes radiações
presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas
(rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
H2. Reconhecer a presença da radioatividade
no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e
efeitos
H3. Reconhecer a natureza das interações e a
dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu
uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na
medicina.
H4. Explicar diferentes processos de geração
de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e
em sistemas tecnológicos
--------- NOVEMBRO ----------
H5. Caracterizar o funcionamento de uma usina
nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua
utilização em diferentes situações
H6. Pesquisar e argumentar acerca do uso de
energia nuclear no Brasil e no mundo
H7. Avaliar e debater efeitos biológicos e
ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de
proteção
H8. Reconhecer os principais modelos
explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da
Grécia Clássica aos quarks
H9. Identificar a existência e a diversidade
das partículas subatômicas
H10.
Reconhecer
e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas
subatômicas
H11.
Reconhecer,
na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da
matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
H12.
Reconhecer
a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares e
nas transformações de partículas subatômicas
H13.
Identificar
a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas
propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
H14.
Identificar
elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de
informações (processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
H15.
Identificar
e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento
da informática
-------- DEZEMBRO ----------
H16. Avaliar e debater os impactos de
novas tecnologias na vida contemporânea, analisando as implicações da relação
entre ciência e ética
|
Conteúdos:
Matéria e
radiação
Átomos e
radiações
• As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação
incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo atômico
e radiatividade
• Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico
•
Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
Partículas
elementares
• Evolução dos modelos para a
constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas
subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação
das partículas
• A natureza e a intensidade das
forças nas transformações das partículas
Eletrônica
e informática
• Propriedades e papéis dos
semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da
microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos,
CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico
contemporâneo da automação e da informatização
|
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 18/11/2019.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 04/11/2019.
-
Atividades práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. ESPECTROSCÓPIO: 21/10/2019.
-
Trabalhos: em grupos (apresentação e parte escrita). MAGNÍFICO LASER: 28/10/2019; PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA
DO TEMPO: 25/11/2019; DEBATE FeVEM: 22/11/2019.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
|