E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª
SÉRIE 2021
Professor(a): Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina: Projeto de Vida |
Série e turma: 1ª série |
Bimestre: 2º |
|||||
Justificativa: Compreender
que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação
integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja
integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento
Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles
provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma
autônoma, solidária e competente. Objetivos: Ampliar seu
acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental
para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em
todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional. |
||||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 5. Argumentar com base em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos
de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 6. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1. Meus valores: Como saber o que importa para mim? 2. O que é ser livre, certo e o errado? 3. Viver entre gerações 4. Diz a canção: é preciso saber viver 5. Eu sou o que penso,
como falo e faço 6. A vida é um projeto 7. Minhas premissas: Meus pontos de partida 8. Tenho um sonho e um plano, mas aonde quero chegar? 9. Estou no caminho certo? 10. Acertar o alvo: A importância das estratégias |
OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS: -------------AGOSTO------------- - Perceber os
diferentes valores presentes nas pessoas e em si, reconhecendo-os como parte constituinte
da identidade humana. - Refletir sobre a
tomada de decisão e os valores que regem a vida de cada pessoa. - Construir a
percepção sobre sua visão de mundo com a de outras gerações. - Refletir sobre os
mecanismos ou recursos, aos quais recorre em situações de conflitos. - Refletir sobre
hábitos desfavoráveis à promoção da saúde. -------------SETEMBRO------------- - Refletir sobre a importância de planejar o futuro por meio da elaboração
do Plano de Ação do seu Projeto de Vida. - Conhecer a estrutura do Plano de Ação e definir a missão e a visão
do seu Projeto de Vida. - Definir as premissas e os objetivos do Plano de Ação do Projeto de
Vida. - Definir as metas do Plano de Ação do Projeto de Vida. - Definir as estratégias do Plano de Ação. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS Autoconfiança. Responsabilidade. Curiosidade para aprender. Respeito. Assertividade. Organização e Determinação. Organização e Assertividade. Organização, Assertividade e Imaginação criativa. Organização, Assertividade e Imaginação criativa. Determinação. |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO: Quem eu sou e as escolhas que faço |
||||
Temas transversais: Ética, Meio
Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
||||||||
ESTRATÉGIAS
DIDÁTICAS |
||||||||
Atividades Auto
didáticas: - Leituras de textos. - Resolução e reflexão de problemas reais. - Atividades do caderno do aluno. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora. - Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do
desenvolvimento. REFORÇO - Estimular a prática
pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da
seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se
processam na dimensão mais ampla do contexto escolar. AMPLIAÇÃO - Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira
responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez
mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções
para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra
condição que não a acumulação de conhecimentos. |
||||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP. - Atividades orientadas no
Google Classroom. |
||||||||
Valores
trabalhados na disciplina: - Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios de Avaliação: Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Diagnóstica: no início do processo formativo.
PLANO DE AÇÃO DO PROJETO DE VIDA. - Formativa: ao longo do processo formativo.
AUTOAVALIAÇÃO NA SED. - Somativa: ao final do processo formativo.
AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 24/09/2021 A
cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que
seguirá a lógica apresentada abaixo: Engajamento total: comprometeu-se de forma
produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre. Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das
ações e atividades desenvolvidas no bimestre. Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as
ações e atividades desenvolvidas no bimestre. |
|||||||
Referências: - CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020. - CURRÍCULO EM AÇÃO. 2º e 3º Bimestre. SEE, 2021. - Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar
< https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante - Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar
< https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - CURRÍCULO EM AÇÃO. 2º e 3º Bimestre. SEE, 2021. - Sites de interesse. |
||||||||