segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Guia de Aprendizagem Projeto de Vida 1EM 3º bimestre 2021

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM                   1ª SÉRIE              2021

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Projeto de Vida

Série e turma: 1ª série

Bimestre:

Justificativa: Compreender que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.

Objetivos: Ampliar seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

1. Meus valores:

Como saber o que

importa para mim?

 

2. O que é ser livre,

certo e o errado?

 

3. Viver entre gerações

 

 

4. Diz a canção: é

preciso saber viver

 

5. Eu sou o que penso, como falo e faço

 

 

6. A vida é um projeto

 

 

 

7. Minhas premissas: Meus pontos de partida

 

 

8. Tenho um sonho e um plano, mas aonde quero chegar?

 

9. Estou no caminho certo?

 

 

10. Acertar o alvo: A importância das estratégias

OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

-------------AGOSTO-------------

- Perceber os diferentes valores presentes nas pessoas e em si, reconhecendo-os como parte constituinte da identidade humana.

 

- Refletir sobre a tomada de decisão e os valores que regem a vida de cada pessoa.

 

- Construir a percepção sobre sua visão de mundo com a de outras gerações.

 

- Refletir sobre os mecanismos ou recursos, aos quais recorre em situações de conflitos.

 

- Refletir sobre hábitos desfavoráveis à promoção da saúde.

 

-------------SETEMBRO-------------

- Refletir sobre a importância de planejar o futuro por meio da elaboração do Plano de Ação do seu Projeto de Vida.

 

- Conhecer a estrutura do Plano de Ação e definir a missão e a visão do seu Projeto de Vida.

 

- Definir as premissas e os objetivos do Plano de Ação do Projeto de Vida.

 

 

- Definir as metas do Plano de Ação do Projeto de Vida.

 

 

- Definir as estratégias do Plano de Ação.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autoconfiança.

 

 

 

Responsabilidade.

 

 

Curiosidade para aprender.

 

Respeito.

 

 

Assertividade.

 

 

 

Organização e Determinação.

 

 

Organização e Assertividade.

 

 

Organização, Assertividade e Imaginação criativa.

 

Organização, Assertividade e Imaginação criativa.

 

Determinação.

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem eu sou e as escolhas que faço

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos.

- Resolução e reflexão de problemas reais.

- Atividades do caderno do aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento.

REFORÇO

- Estimular a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.

AMPLIAÇÃO

- Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Diagnóstica: no início do processo formativo. PLANO DE AÇÃO DO PROJETO DE VIDA.

- Formativa: ao longo do processo formativo. AUTOAVALIAÇÃO NA SED.

- Somativa: ao final do processo formativo. AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 24/09/2021

A cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que seguirá a lógica apresentada abaixo:

Engajamento total: comprometeu-se de forma produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. 2º e 3º Bimestre. SEE, 2021.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. 2º e 3º Bimestre. SEE, 2021.                                                   - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 3EM 3º bimestre 2021

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                            GUIA DE APRENDIZAGEM                             3ª SÉRIE              2021

 

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre: 3º

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

----------------AGOSTO------------------

 

H1. Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos (CMSP)

H2. Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos

 

 

 

 

 

H3. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica (CMSP)

 

H4. Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo

H5. Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos (CMSP)

 

 

 

 

 

 

H6. Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

 

 

 

 

 

 

 

 

H7. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

 

 

 

 

-------------SETEMBRO-------------

H8. Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia

H9. Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo

 

 

H10.          Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

H11.           Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos

 

H12.          Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina

 

H13.           Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações

H14.          Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Equipamentos elétricos

Motores e geradores

Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

 

[Aula 6: Motores e Geradores elétricos] – Aprender Sempre (SD1)

 

 

Produção e consumo elétricos

 

[Aulas 1 e 2: A Energia na Natureza] – Aprender Sempre (SD2)

 

Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

 

[Aulas 3 e 4: A Matriz Energética Brasileira e a Mundial] – Aprender Sempre (SD2)

 

[Aulas 5 e 6: Eficiência Energética] – Aprender Sempre (SD2)

 

Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

 

[Aulas 1, 2 e 3: Matriz Elétrica Brasileira] – Aprender Sempre (SD3)

 

[Aulas 4, 5 e 6: Os Impactos Socioambientais na Produção de Energia Elétrica] – Aprender Sempre (SD3)

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

 

 

Átomos e radiações

A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria

 

 

 

As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

Núcleo atômico e radiatividade

Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

 

A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico

 

 

Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção

 

 

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 22/09/2021.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 15/09/2021.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS ELÉTRICAS (Se houver possibilidade)

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 2º Bimestre – páginas 103 a 132. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 36 a 45. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2021.                                                  - Sites de interesse.