segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Guia de Aprendizagem Projeto de Vida 1EM - 1º bimestre 2023

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

             GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Projeto de Vida

Série e turma: 1ª série ABCD

Bimestre:

Justificativa: Compreender que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.

Objetivos: Ampliar seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

1. Ensino Médio e Projeto de Vida: O que preciso saber?

 

 

2. Avaliação Formativa de Competências Socioemocionais

 

 

 

 

 

 

 


3. Como eu me vejo.

 

 

4. De onde eu venho?

 

 

 

5. Qual o sentido da vida?

 


6. Rede portátil de possibilidades: Um mundo

em mim.

 

7. O que quero desenvolver em mim?

OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios e expectativas em relação ao componente curricular Projeto de Vida e ao Ensino Médio.

 

- Promover o autoconhecimento dos estudantes acerca de seu desenvolvimento socioemocional por meio do uso do instrumento de avaliação formativa por rubricas.

- Propiciar momentos estruturados para o diálogo (devolutiva formativa) entre professor e estudantes e estudantes entre si.

- Orientar a elaboração dos planos de desenvolvimento pessoal.

 

 

---------------MARÇO----------------

- Conhecer a si mesmo e promover a valorização por meio do olhar do outro.

 

- Refletir sobre a história da família e ou responsáveis, as relações e a influência deles na própria vida.

 

- Buscar o significado da vida na forma de ser estar no mundo.

 

 

 

----------------ABRIL-------------------

- Perceber no mundo aquilo que se observa e repara em si.

 

 

- Perceber as habilidades que possui e as que gostaria de desenvolver, com base nos desejos de realização do próprio Projeto de Vida.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

 

Curiosidade para aprender.

 

 

 

Competências socioemocionais priorizadas pela SEDUC/SP para a 1ª série: autoconfiança, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender, iniciativa social e empatia.

 

 

Empatia e autoconfiança.

 

 

Autoconfiança.

 

 

 

Autoconfiança.

 

 

 

 

Interesse Artístico.

 

 

 

Determinação.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem eu sou e as escolhas que faço

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução e reflexão de problemas.

- Atividades do caderno do aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento.

REFORÇO

- Estimular a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.

AMPLIAÇÃO

- Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos.

Atividades EAD (se necessário)

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Diagnóstica: no início do processo formativo. LEVANTAMENTO EXPECTATIVAS: 24/02/2023.

- Formativa: ao longo do processo formativo. AUTOAVALIAÇÃO: 24/03/2023.

- Somativa: ao final do processo formativo. AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 07/04/2023.

A cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que seguirá a lógica apresentada abaixo:

Engajamento total: comprometeu-se de forma produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 2EM - 1º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

        GUIA DE APRENDIZAGEM                           2ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série ABC

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

(EM13CNT107 – RETOMADA) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.

 

 

(EM13CNT202 – RETOMADA) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

 

-----------------MARÇO---------------

(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

 

 

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

-----------------ABRIL---------------

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Mecânica (distância, velocidade, tempo, Leis de Newton, Trabalho).

Eletrostática (eletrização por atrito, contato e indução).

Propriedades elétricas dos materiais (condutores e isolantes).

Magnetismo (campo magnético, bússola e eletroímã).

Eletromagnetismo (forças eletromagnéticas).

Eletrodinâmica (corrente elétrica, resistores, Leis de Ohm, equipamentos de medição elétrica, capacitores, energia e potência elétrica).

 

Termodinâmica (condições do ar; clima; temperatura).

Espectroscopia (espectro de emissão; espectro de absorção; leis de Kirchhoff para espectroscopia).



Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula).

Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear; radiação

ionizante; radiação do corpo negro).

 

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Máquinas térmicas (trabalho; energia interna; potência e rendimento; transformações cíclicas; impacto social e econômico).

Radiação eletromagnética (faixas de frequências das radiações ionizantes e não ionizantes; laser; efeitos nos seres vivos).

 

 

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD (se necessário)

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 07/03/2023.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 04/04/2023.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS – AULAS PRÁTICAS

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). EFEITOS DA INTERVENÇÃO HUMANA – A DEFINIR.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série. Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 1EM - 1º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

           GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 1ª série ABCD

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

Compreender que a natureza é o objeto de estudo da Física

 

 

 

(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas

 

 

 

 

 

 

-----------------MARÇO---------------

 

(EM13CNT204) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

 

 

 

 

 

 

-----------------ABRIL---------------

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

Introdução à Física: ciência da natureza.

Medidas – Ordem de grandeza e Notação Científica.

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Conservação da energia (trabalho mecânico; potência; energia cinética; energia potencial gravitacional; conservação da energia mecânica; forças conservativas; energia potencial elástica)

 

Conservação da quantidade de movimento Impulso Choques mecânicos (coeficiente de restituição; choques elásticos e inelásticos)

 

Força (Peso; Tração; Normal)

 

Grandezas escalares e vetoriais

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Cinemática (espaço; tempo; distância; velocidade; aceleração; equação horária; movimento circular; gráficos; tabelas)

 

Dinâmica (Leis de Newton; força de atrito, plano inclinado, força centrípeta)

 

Estática (equilíbrio dos sólidos; centro de massa; momento – torque)

 

Hidrostática (pressão; densidade; lei de Stevin, princípio de Pascal; Arquimedes - Empuxo)

 

Sistema solar e Universo (Leis de Kepler; Interação gravitacional; Gravitação - Lei da gravitação universal)

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD (se necessário)

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 1AB: 06/03/2023 | 1CD: 08/03/2023.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 1AB: 03/04/2023 | 1CD: 05/04/2023.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO SOBRE O TEMPO – A DEFINIR.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 1ª série. Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.