E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª
SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 2ª
série |
Bimestre:
1º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: -------------FEVEREIRO------------- H1. Retomada (1-EM) Analisar
situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes
tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial
gravitacional, potencial elástica etc.); (1ª série 2º bimestre) H2. Identificar fenômenos, fontes e
sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a
diferentes usos e situações -----------------MARÇO--------------- H3. Reconhecer as propriedades
térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor H4. Reconhecer o calor como energia
em trânsito H5. Identificar e caracterizar o
funcionamento dos diferentes termômetros H6. Compreender e aplicar a situações
reais o conceito de equilíbrio térmico H7. Explicar as propriedades térmicas
das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala
absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas H8. Explicar as propriedades térmicas
das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no
modelo cinético das moléculas. H9. Identificar a ocorrência da
condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos ---------------ABRIL------------------- H10.
Relacionar
mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos
tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Tipos de energia Calor, ambiente e usos de energia Calor,
temperatura e fontes Fenômenos e sistemas cotidianos que
envolvem trocas de calor Termometria
(temperatura; escalas termométricas) Propriedades
térmicas Propriedades térmicas dos materiais Procedimentos e equipamentos para
medidas térmicas Modelos explicativos de trocas térmicas
na condução, convecção ou irradiação Processos de transmissão de calor
(condução, convecção e irradiação térmica). Calorimetria (propagação do calor;
quantidade de calor; calor sensível; calor latente; capacidade térmica; calor
específico; trocas de calor; mudança de estado de agregação; curva de
aquecimento). |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Auto didáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 20/04/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 13/04/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). DILATAÇÃO TÉRMICA: 16/04/2021. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - SP FAZ
ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 9 a 38.
SEE, 2021. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de
Mídias da Educação de São Paulo. Para
acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de Referência para o estudante - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de
Mídias da Educação de São Paulo. Para
acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - SP FAZ
ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º
Bimestre – páginas 46 a 54. SEE, 2021.
- Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário