quinta-feira, 3 de maio de 2018

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM - 2º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 3ª série A
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
------------MAIO-------------
• Reconhecer que algumas interações físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Relacionar a força elétrica entre duas cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática em situações do cotidiano.
Identificar as linhas de campo de um ímã.
• Relacionar a intensidade de um campo magnético com sua distância da fonte.
• Reconhecer os polos magnéticos de um ímã por meio da representação gráfica das linhas de campo.
• Reconhecer que cargas elétricas em movimento geram campo magnético.
• Analisar a relação entre corrente elétrica e campo magnético em termos de intensidade, direção e
sentido.
• Relacionar a variação do fluxo do campo magnético em uma bobina com a geração de corrente elétrica no fio condutor.
• Compreender a relação entre o número de espiras da bobina e a intensidade da corrente elétrica.

------------JUNHO-------------
• Identificar os elementos constituintes de um motor elétrico didático.
• Analisar as finalidades práticas do eletromagnetismo em nosso cotidiano.
• Identificar os elementos constituintes de um gerador simples.
• Analisar situações que envolvem funcionamento de um gerador simples.
• Compreender o princípio de funcionamento de usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, solares e nucleares.
• Identificar os impactos ambientais causados para cada tipo de usina.
• Reconhecer as relações de custo/benefício da geração de energia por fontes renováveis e não renováveis.
• Compreender o funcionamento geral das linhas de transmissão de energia elétrica.
• Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão.
• Reconhecer a necessidade da transmissão de energia elétrica em alta-tensão.
• Analisar gráficos sobre produção e consumo de energia elétrica de diferentes fontes, no Brasil e no mundo.
• Identificar a evolução da produção energética e do seu consumo, relacionando-as com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Conteúdos:
Equipamentos elétricos

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados

Motores e geradores
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

Produção e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 11/06/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 21/05/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA ELÉTRICA E A CONTA DE LUZ MENSAL: 07/05/2018. ENERGIA ELÉTRICA E USO SOCIAL: 18/06/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 3º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.

Guia de aprendizagem Física 2ª série EM - 2º bimestre 2018

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 2ª série 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
----------------MAIO----------------
• Calcular o calor específico, a capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar a quantidade de energia liberada na combustão.
• Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos alimentos.
• Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar fenômenos atmosféricos de uma região.
• Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
• Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva, o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.
• Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
• Compreender a relação entre trabalho mecânico e calor.
• Compreender e aplicar o princípio da conservação de energia.
• Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás.
• Contextualizar historicamente o surgimento, a evolução e o uso das máquinas térmicas, associando-as em diferentes épocas, aspectos sociais, econômicos e tecnológicos.
---------------JUNHO---------------
• Identificar os ciclos de funcionamento de uma máquina térmica.
• Reconhecer o princípio de conservação de energia aplicado 1ª Lei da Termodinâmica.
• Analisar e interpretar os diagramas PxV de diferentes ciclos das máquinas térmicas.
• Reconhecer o princípio da irreversibilidade do fluxo calor em um sistema térmico, por meio da 2ª Lei da Termodinâmica.
• Avaliar a potência e o rendimento dos diferentes tipos de motores: combustão, elétrico, a vapor.
• Compreender e representar o Ciclo de Carnot, entendendo-o como um ciclo real.
• Compreender o processo de degradação da energia por meio da entropia no sistema terrestre.
• Calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação de energia na Terra.
• Avaliar a utilização de recursos energéticos no nosso planeta.
• Comparar informações sobre a matriz energética brasileira com as matrizes mundiais.
• Compreender o ciclo de energia no planeta Terra.
• Comparar que existem diferentes fontes de geração de energia.
• Avaliar o uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.
Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Propriedades térmicas
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais

Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

Calor como energia
• Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

Propriedades térmicas
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

Entropia e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
• Necessidades energéticas e o problema da degradação
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATAS:   2AB: 13/06/2018; 2CD: 12/06/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 23/05/2018; 2CD: 22/05/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DEBATE: 01/06; ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA: 2AB: 20/06; 2CD: 19/06.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                
- Sites de interesse.