segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM - 1º bimestre 2018

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE EM             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
Compreender a luz como onda eletromagnética.
Reconhecer as grandezas de frequência, comprimento de onda, velocidade da luz e a relação entre elas.
Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano.
Relacionar as frequências e os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.
Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, bem como os impactos sociais, econômicos e culturais gerados.

Compreender informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
Saber reconhecer e desenvolver situações problemas que envolvam proporcionalidade.

Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.
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• Reconhecer a presença da eletricidade em situações e equipamentos do cotidiano.
• Compreender que há fenômenos elétricos associados ao funcionamento dos organismos vivos e em outras situaç.es do mundo natural.
• Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais.
• Reconhecer as grandezas associadas ao estudo da eletricidade, tais como resistência, corrente, tensão, energia e potência elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro dos eletrodomésticos, associando potência ao tempo de uso.
• Identificar os componentes básicos de um circuito elétrico.
• Identificar as grandezas associadas aos circuitos elétricos.
• Analisar os tipos de circuito (série e paralelo) e avaliar qual a aplicabilidade de cada em situaç.es do cotidiano.
• Relacionar corrente, resistência e tensão elétrica (1ª Lei de Ohm).
• Identificar os perigos associados à eletricidade.
• Identificar os procedimentos adequados para lidar com a eletricidade sem riscos.
• Compreender como acontece o choque elétrico e quais os seus efeitos para o organismo.
• Compreender o dimensionamento do circuito doméstico e os riscos associados às más instalaç.es.
• Relacionar resistência elétrica, comprimento e a espessura de um fio condutor (2ª Lei de Ohm).
• Analisar uma conta de energia elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro em uma residência.
• Relacionar consumo de energia, com a potência elétrica e tempo de uso do aparelho.
• Identificar estratégias de economia e uso racional da energia elétrica no cotidiano.
• Reconhecer que algumas interações físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução).
• Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
• Relacionar a força elétrica entre duas cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática em situações do cotidiano.
Conteúdos:
Luz e cor
• As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
• Adequação e conforto na iluminação de ambientes

Ondas eletromagnéticas
• A interpretação do caráter eletromagnético da luz
• Emissão e absorção de luz de diferentes cores
• Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética

Transmissões eletromagnéticas
• Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
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Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 3ABC: 09/04/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 19/03/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO E CADERNO.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES – 02/04; ATIV. LIVRO DIDÁTICO – 02/04
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 3º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.


Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM - 1º bimestre 2018

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE EM             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 2ª série 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
• Analisar as trajetórias dos planetas do Sistema Solar.
• Aplicar as Leis de Kepler para resolver situações-problema.
• Compreender o conceito de dimensão espacial, temporal e espaço-temporal.
• Determinar uma localização a partir de coordenadas espaciais.
• Avaliar a possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo.
• Associar ordens de grandezas astronômicas com a possibilidade de contato com outras civilizações.
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Compreender informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade.

Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.

• Identificar em seu cotidiano materiais, aparelhos e processos que sejam relacionados ao calor.
• Estimar medidas de temperatura.
• Associar temperatura ao grau de agitação das moléculas.
• Realizar conversões de temperatura utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
• Realizar a leitura de um termômetro.
• Analisar o funcionamento dos outros instrumentos utilizados para medir temperatura.
• Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico.
• Associar o aumento de temperatura ao aumento da energia cinética molecular.
• Identificar formas de controle de temperatura em processos e dispositivos do cotidiano.

• Avaliar o uso de materiais utilizados na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente de dilatação.
• Identificar as principais fontes de calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos.
• Diferenciar materiais que conduzem ou isolam calor.
• Identificar calor como processo dinâmico, diferenciando-o de temperatura.
• Identificar que as trocas de calor ocorrem por diferentes processos.
• Reconhecer a condução, a convecção e a irradiação.
• Classificar os diferentes materiais de acordo com suas propriedades térmicas.
• Calcular o calor específico, a capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar a quantidade de energia liberada na combustão.
• Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos alimentos.

• Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar fenômenos atmosféricos de uma região.
• Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
• Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva, o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.
• Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Conteúdos:

Universo, Terra e vida (1ª série)
Universo, evolução, hipóteses e modelos
• Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo.
• Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros.
• Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos.
• Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo.
• O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang.
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Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho

Propriedades térmicas
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação


Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 11/04 e 2CD: 10/04.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATAS: 20 e 21/03.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO E CADERNO.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DILATAÇÃO TÉRMICA – 03 e 04/04; ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO – 03 e 04/04.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.