sábado, 28 de julho de 2018

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM - 3º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE              2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
Localizar informações explícitas em diferentes gêneros.
Ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos.
------------- AGOSTO --------------
• Analisar a relação entre corrente elétrica e campo magnético em termos de intensidade, direção e sentido.
• Relacionar a variação do fluxo do campo magnético em uma bobina com a geração de corrente elétrica no fio condutor.
• Compreender a relação entre o número de espiras da bobina e a intensidade da corrente elétrica.

• Identificar os elementos constituintes de um motor elétrico didático.
• Analisar as finalidades práticas do eletromagnetismo em nosso cotidiano.
• Identificar os elementos constituintes de um gerador simples.
• Analisar situações que envolvem funcionamento de um gerador simples.
• Compreender o princípio de funcionamento de usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, solares e nucleares.
• Identificar os impactos ambientais causados para cada tipo de usina.
• Reconhecer as relações de custo/benefício da geração de energia por fontes renováveis e não renováveis.
• Compreender o funcionamento geral das linhas de transmissão de energia elétrica.
• Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão.
• Reconhecer a necessidade da transmissão de energia elétrica em alta-tensão.
• Analisar gráficos sobre produção e consumo de energia elétrica de diferentes fontes, no Brasil e no mundo.
• Identificar a evolução da produção energética e do seu consumo, relacionando-as com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

• Identificar diferentes tipos de materiais constituintes dos variados objetos do cotidiano.
• Reconhecer os átomos como elementos básicos constituintes de todos esses materiais.
• Compreender historicamente o processo de construção dos modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
• Analisar o experimento de Rutherford e sua implicação para elaboração do modelo atômico.
• Analisar as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio.
• Utilizar o modelo de quantização da energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria.
• Comparar os modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.
• Compreender o conceito do efeito fotoelétrico.
• Relacionar as cores da luz emitida por diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos químicos.

--------------- SETEMBRO ----------------
• Utilizar modelos quânticos para interpretar espectros de emissão de substâncias.
• Diferenciar os espectros de emissão e absorção.
• Diferenciar os espectros contínuo e discreto.
• Relacionar as linhas espectrais emitidas por uma estrela à sua composição química.
• Identificar os elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.
• Compreender o funcionamento de um laser.
• Comparar a luz emitida por um laser e uma lanterna.
• Compreender e comparar emissão de luz espontânea e estimulada.
• Reconhecer a importância da aplicação do laser em diferentes campos como a medicina, indústria, ciência.
• Compreender a formação do núcleo atômico (prótons e nêutrons).
• Relacionar as forças forte e fraca a coesão, estabilidade ou instabilidade dos núcleos atômicos.
• Analisar a estabilidade nuclear a partir de dados da tabela periódica.
• Identificar a presença da radioatividade no mundo natural e nos sistemas tecnológicos.
• Analisar as transformações nucleares que dão origem à radioatividade.
• Reconhecer a série de decaimentos radioativos de alguns elementos químicos.
• Analisar a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.
• Identificar os efeitos biológicos da radiação que podem ser prejudiciais à saúde.

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Campos e forças eletromagnéticas
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados

Motores e geradores
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

Produção e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

Átomos e radiações
• A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção


Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
- Projetos da FeVEM.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 10/09/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 20/08/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: 27/08/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 3º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.




Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM - 3º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------------- AGOSTO -------------------
• Reconhecer os usos da norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de uso social da língua
• Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema, ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas

• Compreender a relação entre trabalho mecânico e calor.
• Compreender e aplicar o princípio da conservação de energia.
• Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás.
• Contextualizar historicamente o surgimento, a evolução e o uso das máquinas térmicas, associando-as em diferentes épocas, aspectos sociais, econômicos e tecnológicos.
• Identificar os ciclos de funcionamento de uma máquina térmica.
• Reconhecer o princípio de conservação de energia aplicado 1ª Lei da Termodinâmica.
• Analisar e interpretar os diagramas PxV de diferentes ciclos das máquinas térmicas.
• Reconhecer o princípio da irreversibilidade do fluxo calor em um sistema térmico, por meio da 2ª Lei da Termodinâmica.
• Avaliar a potência e o rendimento dos diferentes tipos de motores: combustão, elétrico, a vapor.
• Compreender e representar o Ciclo de Carnot, entendendo-o como um ciclo real.
• Compreender o processo de degradação da energia por meio da entropia no sistema terrestre.
• Calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação de energia na Terra.
• Avaliar a utilização de recursos energéticos no nosso planeta.
• Comparar informações sobre a matriz energética brasileira com as matrizes mundiais.
• Compreender o ciclo de energia no planeta Terra.
• Comparar que existem diferentes fontes de geração de energia.
• Avaliar o uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.

----------------------- SETEMBRO -------------------
Identificar os diferentes sons do cotidiano.
• Compreender que a percepção musical pode ser diferente para as pessoas, envolvendo aspectos físicos, fisiológicos e culturais.
• Reconhecer o princípio de funcionamento de alguns instrumentos musicais.
• Compreender relações entre comprimento de onda, velocidade de propagação e frequência.
• Associar som à propagação de ondas mecânicas.
• Analisar figuras e gráficos que caracterizam as propriedades do som.
• Associar diferentes características audíveis dos sons às grandezas físicas, como frequência e intensidade.
• Calcular comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, amplitude e período.
• Avaliar por meio de gráficos as diferenças entre sons harmônicos e ruídos.
• Reconhecer que diferentes tipos de instrumentos produzem sons por diferentes métodos como fluxo de ar, cordas, percussão.
• Identificar as partes de um instrumento musical.
• Relacionar mudanças em parâmetros físicos, como aumento da tensão nas cordas, do fluxo de ar ou tamanho, a variaç.es sonoras nos instrumentos.
• Compreender o funcionamento da audição humana.
• Avaliar situações em que a intensidade e a poluição sonora podem causar danos à saúde.

• Identificar objetos, sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz.
• Identificar instrumentos associados à visão humana.
• Associar a formação e a qualidade das imagens às propriedades físicas da luz.
• Representar por esquemas a propagação retilínea da luz no interior de uma câmara escura.
• Utilizar adequadamente a relação matemática entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara escura.
• Reconhecer situações no cotidiano que envolvam espelhos planos, côncavos e convexos.
• Identificar características de cada tipo espelho.
• Analisar situações-problema que envolvem espelhos planos e espelhos esféricos.
• Identificar e utilizar adequadamente a expressão matemática da relação entre distâncias de objeto, imagem e o foco, nos espelhos planos e esféricos.
• Representar por esquemas de raios de luz os fenômenos da reflexão em espelhos planos e esféricos.
• Representar por esquemas de raios de luz os fenômenos da refração em lentes convergentes e divergentes.
• Associar a correção de problemas de visão, como miopia e hipermetropia, com a utilização de diferentes tipos de lentes.
• Reconhecer o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor.

Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Calor como energia
• Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

Propriedades térmicas
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

Entropia e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
• Necessidades energéticas e o problema da degradação



Som, imagem e comunicação

Som – características físicas e fontes
• Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
• Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
• Questões de som no cotidiano contemporâneo
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

Luz – características físicas e fontes
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
- Projetos da FeVEM.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2AB: 12/09/2018; 2CD: 11/09/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2AB: 22/08/2018; 2CD: 21/08/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (parte escrita). ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA: 2AB: 05/09/2018; 2CD: 04/09/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.