segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Guia de Aprendizagem 3ª série - 1º bimestre 2020


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                 2020
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H2. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica
H3. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos
H4. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
H5. Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
H6. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
H7. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento
H8. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples
H9. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

--------------MARÇO---------------
H10.           Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
H11.           Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
H12.           Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares
H13.           Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo
H14.           Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
H15.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

---------------ABRIL-------------------
H16.           Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
H17.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
H18.           Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão

Conteúdos:
Transmissões eletromagnéticas
Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas

Eletricidade

Carga elétrica
• História, modelo atômico e propriedades

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação (Especificações dos aparelhos)
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos (Corrente elétrica e Circuitos elétricos)
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança (Eletricidade, resistência e choques elétricos)

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos (Campo magnético e força magnética)
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 30/03/2020.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 02/03/2020.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL ELETRIZAÇÃO: 28/02/2020; ESTUDO EXPERIMENTAL ASSOCIAÇÃO RESISTORES – 03/04/2020.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.


Guia de Aprendizagem 2ª série - 1º bimestre 2020


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2020
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações
H2. Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
H3. Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
H4. Reconhecer o calor como energia em trânsito
H5. Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
H6. Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
H7. Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
H8. Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
H9. Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
H10.           Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura

-----------------MARÇO---------------
H12.         Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
H13.         Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
H14.         Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
H15.         Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
H16.         Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
H17.         Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
---------------ABRIL-------------------
H18.           Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
H19.           Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
H20.           Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
H21.            Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes (Calorimetria)
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor (Conceitos básicos)
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos (Medidas de temperatura)
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas (Processos de transferência de calor)
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho (O calor e a variação de temperatura)

Propriedades térmicas
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais (O calor e a variação de temperatura)
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático (Dilatação)


Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa (O calor e a mudança de estado)
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 01/04/2020.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 04/03/2020.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DILATAÇÃO TÉRMICA: 27 e 28/02/2020; ESTUDO EXPERIMENTAL O MAIS ENERGÉTICO: 02 e 03/04/2020.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.