GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
4º |
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão. |
|||||||
Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: ----------
OUTUBRO ---------- H1. Reconhecer a presença da radioatividade
no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e
efeitos (Meet) H2. Reconhecer a natureza das interações e a
dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu
uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na
medicina. (Meet) ---------
NOVEMBRO ---------- H3. Caracterizar os aparelhos elétricos a
partir das especificações dos fabricantes sobre suas características
(voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados
a cada grandeza. H4. Dimensionar o gasto de energia elétrica
de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo. H5. Relacionar o campo elétrico com cargas
elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento. H6. Identificar a relação entre a corrente
elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção
e sentido; H7. Explicar o funcionamento de motores e
geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e
interações eletromagnéticos H8. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica; --------
DEZEMBRO ---------- H9. Explicar características macroscópicas
observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos H10.
Identificar
diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização
no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas
associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser
etc.) H11.
Reconhecer
os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da
história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks |
Conteúdos: Matéria e
radiação Núcleo atômico e radiatividade 1. Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida Equipamentos elétricos Circuitos elétricos 2. Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação 3. Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia Campos e forças
eletromagnéticas 4. Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos 5. Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday Motores e geradores 6. Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia Produção e consumo
elétricos 7. Produção de energia elétrica
em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa
de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais 8. Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias. Matéria e
radiação Matéria, propriedades e constituição 9.
Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas
mensuráveis 10. As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a
iluminação incandescente, a fluorescente e o laser Partículas
elementares 11.Evolução dos modelos para a
constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks |
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias didáticas |
|||||||
Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do caderno do aluno,
testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados
vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
07/12/2020. - Atividades em
sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
30/11/2020. - Atividades
práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. GRUPO DO
FACEBOOK: ATÉ 04/12/2020. - Trabalhos: em
grupos (apresentação e parte escrita). PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA DO TEMPO: 07/12/2020. - Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - Sites de interesse. |
|||||||