domingo, 8 de novembro de 2020

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM 4º bimestre 2020

 

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

---------- OUTUBRO ----------

H1. Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos (Meet)

H2. Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina. (Meet)

 

--------- NOVEMBRO ----------

H3. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza.

H4. Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo.

 

 

H5. Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento.

H6. Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido;

 

 

H7. Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos

 

 

 

 

H8. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica;

 

 

 

 

-------- DEZEMBRO ----------

H9. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

H10.           Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

 

H11.           Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

 

 

Conteúdos:

Matéria e radiação

Núcleo atômico e radiatividade

1. Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

2. Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

3. Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

Campos e forças eletromagnéticas

4. Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

5. Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday

 

Motores e geradores

6. Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

 

Produção e consumo elétricos

7. Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

8. Transmissão de eletricidade em grandes distâncias.

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

9. Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

10. As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

Partículas elementares

11.Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 07/12/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/11/2020.

- Atividades práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. GRUPO DO FACEBOOK: ATÉ 04/12/2020.

- Trabalhos: em grupos (apresentação e parte escrita). PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA DO TEMPO: 07/12/2020.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM 4º bimestre 2020

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

------------- OUTUBRO --------------

H1.               Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.

H2.               Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas

H3.               Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens

 

---------- NOVEMBRO ----------

H4.               Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas.

H5.               Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica e identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos.

 

 

H6.               Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;

H7.               Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas a vapor;

H8.               Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas;

 

 

 

---------- DEZEMBRO ----------

H9.               Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos

 

 

 

H10.           Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano

 

H11.           Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)

 

 

 

 

 

H12.           Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza

H13.           Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz

 

Conteúdos:

Som, imagem e comunicação

Luz – características físicas e fontes

1. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz

2. Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios

 

Calor, ambiente e usos de energia

3. Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor

4. Quantificação de trocas térmicas em processos reais

5. Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação

6. Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia

7. A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

8. Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados

9. Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores

 

Som, imagem e comunicação

Som – características físicas e fontes

10. Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção

11. Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas

 

Luz – características físicas e fontes

12. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz

Luz e cor

13. A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos

14. O caráter policromático da luz branca

15. As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos

 

Ondas eletromagnéticas

16. A interpretação do caráter eletromagnético da luz

17. Emissão e absorção de luz de diferentes cores

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2AC: 02/12/2020; 2B: 03/12/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2AC: 25/11/2020; 2B: 26/11/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO FACEBOOK – ATÉ 04/12/2020.

- Trabalhos: em grupos (parte escrita). FeVEM: 19/11/2020.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.