terça-feira, 30 de março de 2021

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM 1º bimestre 2021

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                  GUIA DE APRENDIZAGEM            3ª SÉRIE                      2021     

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

H1. Retomada (2-EM) Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre (2ª série 2º bimestre)

 

H2. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica

H3. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos

 

--------------MARÇO---------------

H4. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades

H5. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza

 

H6. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento

H7. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples

H8. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

 

---------------ABRIL-------------------

H9. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade

H10.          Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo

H11.          Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências

H12.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

 

H13.          Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento

H14.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia

 

Eletricidade

Carga elétrica

História, modelo atômico e propriedades

 

 

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

 

 

 

Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

 

 

 

 

Campos e forças eletromagnéticas

Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

 

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 21/04/2021.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 14/04/2021.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ELETRIZAÇÃO: 07/04/2021.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 69 a 102. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 36 a 45. SEE, 2021.                                                   - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM 1º bimestre 2021

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM           2ª SÉRIE                     2021

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

 

H1. Retomada (1-EM) Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica etc.); (1ª série 2º bimestre)

 

 

 

H2. Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações

 

-----------------MARÇO---------------

 

H3. Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor

H4. Reconhecer o calor como energia em trânsito

H5. Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros

H6. Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico

 

H7. Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas

H8. Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas.

 

H9. Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos

 

---------------ABRIL-------------------

 

H10.         Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura

H11.         Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

Tipos de energia

 

 

Calor, ambiente e usos de energia

 

Calor, temperatura e fontes

Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor

 

 

 

Termometria (temperatura; escalas termométricas)

 

 

 

 

Propriedades térmicas

Propriedades térmicas dos materiais

 

Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas

 

Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação

Processos de transmissão de calor (condução, convecção e irradiação térmica).

 

Calorimetria (propagação do calor; quantidade de calor; calor sensível; calor latente; capacidade térmica; calor específico; trocas de calor; mudança de estado de agregação; curva de aquecimento).

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 20/04/2021.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 13/04/2021.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DILATAÇÃO TÉRMICA: 16/04/2021.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 9 a 38. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 46 a 54. SEE, 2021.                                                   - Sites de interesse.