E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª
SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
1º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: -------------FEVEREIRO------------- H2. Identificar aspectos históricos,
sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica H3. Identificar algumas propriedades
das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos --------------MARÇO--------------- H4. Identificar a presença da
eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras
atividades H5. Caracterizar os aparelhos
elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas
características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os
símbolos relacionados a cada grandeza H6. Relacionar informações fornecidas
pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos
para explicar seu funcionamento H7. Identificar e caracterizar os principais
elementos de um circuito elétrico simples H8. Relacionar as grandezas
mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade
no interior da matéria ---------------ABRIL------------------- H9. Compreender o choque elétrico
como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando
efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade H10.
Dimensionar
o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas
envolvidas nesse consumo H11.
Dimensionar
circuitos elétricos domésticos em função das características das residências H12.
Propor
estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica H13.
Relacionar
o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas
elétricas em movimento H14.
Reconhecer
propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por
meio de campos |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O ciclo de energia
no Universo e as fontes terrestres de energia Eletricidade Carga elétrica História, modelo atômico e
propriedades Aparelhos e dispositivos domésticos e
suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação Equipamentos elétricos Circuitos
elétricos Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia Perigos da eletricidade e medidas
de prevenção e segurança Campos
e forças eletromagnéticas Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do livro
didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 21/04/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 14/04/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). ELETRIZAÇÃO: 07/04/2021. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - SP FAZ
ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 69 a 102.
SEE, 2021. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de
Mídias da Educação de São Paulo. Para
acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de Referência para o estudante - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de
Mídias da Educação de São Paulo. Para
acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - SP FAZ
ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º
Bimestre – páginas 36 a 45. SEE, 2021.
- Sites de interesse. |
|||||||