E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 1ª
série |
Bimestre:
4º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. |
|||||||
Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: -------------OUTUBRO------------- H1.
Compreender
as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre
astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas
interações -------------NOVEMBRO------------- H2.
Identificar
movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os
caracterizam. H3.
Reconhecer
que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de
Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas
físicos. H4.
Analisar
situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes
tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial
gravitacional, potencial elástica etc.); H5.
Aplicar
conceitos de transformação de energia potencial em cinética em sistemas reais
com o intuito de produzir trabalho; H6.
Analisar
a potência do trabalho animal e do trabalho das máquinas para estabelecer
padrões de comparação entre elas; -------------DEZEMBRO------------- H7.
Identificar situações em equilíbrio estático e
dinâmico; H8.
Identificar e interpretar situações, fenômenos e
processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no
Universo H9.
Identificar campos, forças e relações de
conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de outros
astros, naves e satélites H10.
Formular e debater hipóteses e explicações
científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra |
Conteúdos: Universo,
Terra e vida Interação
gravitacional 1. O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas Movimentos 2. Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc. Leis de Newton 3. Relação entre as leis de
Newton e as leis de conservação Trabalho e energia mecânica 4. A energia se transforma 5. Trabalho de uma força como medida da
variação do movimento Equilíbrio estático e dinâmico 6. Condições para o equilíbrio de objetos
e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e
viscosidade Universo,
Terra e vida Interação
gravitacional 7. Movimentos junto
à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística 8. Conservação das
quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas Universo, evolução,
hipóteses e modelos 9. Teorias e hipóteses históricas
e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo |
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias didáticas |
|||||||
Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora
e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre
os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados
vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
30/11/2020. - Atividades em
sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/11/2020. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. EQUILÍBRIO:
07/12/2020. - Trabalhos: em
grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o
roteiro de trabalhos. FeVEM: 19/11/2020; livro PARADIDÁTICO (EXTRA): 07/12/2020. - Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário