domingo, 8 de novembro de 2020

Guia de Aprendizagem Física 1ª série EM 4º bimestre 2020

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE                   2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 1ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------OUTUBRO-------------

H1.             Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações

 

-------------NOVEMBRO-------------

H2.             Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam.

 

 

H3.             Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.

 

 

 

H4.             Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica etc.);

H5.             Aplicar conceitos de transformação de energia potencial em cinética em sistemas reais com o intuito de produzir trabalho;

H6.             Analisar a potência do trabalho animal e do trabalho das máquinas para estabelecer padrões de comparação entre elas;

 

-------------DEZEMBRO-------------

H7.             Identificar situações em equilíbrio estático e dinâmico;

 

 

 

H8.             Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo

H9.             Identificar campos, forças e relações de conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de outros astros, naves e satélites

 

 

H10.         Formular e debater hipóteses e explicações científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra

 

 

 

Conteúdos:

Universo, Terra e vida

Interação gravitacional

1. O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas

 

Movimentos

2. Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.

 

Leis de Newton

3. Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação

 

 

Trabalho e energia mecânica

4. A energia se transforma

5. Trabalho de uma força como medida da variação do movimento

 

 

 

 

Equilíbrio estático e dinâmico

6. Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade

 

Universo, Terra e vida

Interação gravitacional

7. Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística

8. Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas

 

Universo, evolução, hipóteses e modelos

9. Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 30/11/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/11/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. EQUILÍBRIO: 07/12/2020.

- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos. FeVEM: 19/11/2020; livro PARADIDÁTICO (EXTRA): 07/12/2020.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                        - Sites de interesse.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário