sexta-feira, 10 de maio de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 3ª série - 2º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                 2019
Professor(a): Rafael Herrera 
Disciplina: Física
Série: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------ABRIL-------------
H1. Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
H2. Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
H3. Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão

-------------MAIO-------------
H4. A partir de observações ou de representações, formular hipóteses sobre a direção do campo magnético em um ponto ou região do espaço, utilizando informações de outros pontos ou regiões
H5. Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações
H6. Representar o campo magnético de um ímã utilizando linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
H7. Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido
H8. Relacionar a variação do fluxo do campo magnético com a geração de corrente elétrica
H9. Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos históricos
H10.           Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento do eletromagnetismo, contextualizando as informações e comparando-as com as informações científicas atuais
H11.           Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
H12.           Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos
H13.           Identificar critérios que orientam a utilização de aparelhos elétricos, como as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), riscos, eficiência energética e direitos do consumidor

-------------JUNHO-------------
H14.           Identificar semelhanças e diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
H15.           Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade
H16.           Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica  
H17.           Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
H18.           Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos
H19.           Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
H20.           Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
H21.           Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
Conteúdos:
Equipamentos elétricos

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados











Motores e geradores
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia







Produção e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 03/06/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 20/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO – AULAS NO LABORATÓRIO
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL – 13/05/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.



Guia de Aprendizagem Física - 2ª série - 2º bimestre 2019


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2019
Professor(a): Rafael Herrera
Disciplina: Física
Série: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
----------------ABRIL----------------
H1. Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
H2. Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
----------------MAIO----------------
H3. Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
H4. Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia
H5. Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
H6. Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás
H7. Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas
H8. Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo
H9. Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas

---------------JUNHO---------------
H10.           Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
H11.           Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
H12.           Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna
H13.           Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais
H14.           Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
H15.           Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
H16.           Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
H17.           Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra
H18.           Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas

Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global



Calor como energia
• Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

Propriedades térmicas
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

Entropia e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
• Necessidades energéticas e o problema da degradação
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 05/06/2019; 2BC: 06/06/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 22/05/2019; 2BC: 23/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DEBATE: 2A: 15/05/2019; 2BC: 16/05/2019
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.