GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2019
Professor(a): Rafael Herrera
|
Disciplina: Física
|
Série: 3ª série
|
Bimestre: 2º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses
formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um
cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos
necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a
serem desenvolvidas:
-------------ABRIL-------------
H1.
Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo
magnético com cargas elétricas em movimento
H2.
Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e
suas formas de interação por meio de campos
H3.
Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a
grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num
capacitor e tensão numa rede de transmissão
-------------MAIO-------------
H4.
A partir de observações ou de representações, formular
hipóteses sobre a direção do campo magnético em um ponto ou região do espaço,
utilizando informações de outros pontos ou regiões
H5.
Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os
polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro
ou outras representações
H6.
Representar o campo magnético de um ímã utilizando
linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
H7.
Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo
magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido
H8.
Relacionar a variação do fluxo do campo magnético com a
geração de corrente elétrica
H9.
Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos
a partir de resultados de observações ou textos históricos
H10.
Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento
do eletromagnetismo, contextualizando as informações e comparando-as com as
informações científicas atuais
H11.
Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e
seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
H12.
Reconhecer as transformações de energia envolvidas em
motores e geradores elétricos
H13.
Identificar critérios que orientam a utilização de
aparelhos elétricos, como as especificações do Instituto Nacional de
Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), riscos, eficiência
energética e direitos do consumidor
-------------JUNHO-------------
H14.
Identificar semelhanças e diferenças entre os processos
físicos em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias,
dínamos, geradores ou usinas
H15.
Identificar fases e/ou características da transformação de
energia em usinas geradoras de eletricidade
H16.
Identificar e caracterizar os diversos processos de
produção de energia elétrica
H17.
Representar por meio de esquemas a transmissão de
eletricidade das usinas até os pontos de consumo
H18.
Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais
e sociais desses processos
H19.
Estimar perdas de energia ao longo do sistema de
transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em
alta-tensão
H20.
Identificar quantitativamente as diferentes fontes de
energia elétrica no Brasil
H21.
Relacionar a evolução da produção de energia com o
desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
|
Conteúdos:
Equipamentos
elétricos
Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades
elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos
elétricos e magnéticos
• Valores de
correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Interação
elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução
de Faraday
• A evolução das
leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados
Motores e geradores
• Constituição
de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações
de energia
Produção e consumo elétricos
• Produção de
energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e
eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos
ambientais
• Transmissão de
eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua
relação com o desenvolvimento econômico e social
|
||||
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e
Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias
didáticas
|
||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de
textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a
solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o
desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de
relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com
temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias,
de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
-
Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de
desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 03/06/2019.
- Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 20/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO –
AULAS NO LABORATÓRIO
- Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL – 13/05/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Física – 3º ano:
Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de
Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida,
desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza
Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO
DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr.
– São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
Fontes de
Referência para o estudante
|
||||||