segunda-feira, 24 de abril de 2023

Guia de Aprendizagem Física 2EM - 2º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

         GUIA DE APRENDIZAGEM                           2ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------ABRIL / MAIO-------------

(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

 

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

-----------------JUNHO---------------

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

 

(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

 

 

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Unidade Temática: Matéria e Energia

Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula).

Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear; radiação ionizante; radiação do corpo negro).

 

Termodinâmica (condições do ar; clima; temperatura).

Espectroscopia (espectro de emissão; espectro de absorção; leis de Kirchhoff para espectroscopia).

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Máquinas térmicas (trabalho; energia interna; potência e rendimento; transformações cíclicas; impacto social e econômico).

Radiação eletromagnética (faixas de frequências das radiações ionizantes e não ionizantes; laser; efeitos nos seres vivos).

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Propriedade elétrica dos materiais (condutores e isolantes)

Ondas eletromagnéticas (espectro eletromagnético; ondas de rádio; micro-ondas; radiações infravermelhas; radiações visíveis; radiações ultravioletas, raios x; raios gama)

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Sensoriamento remoto da superfície da Terra

Radiação eletromagnética

Óptica (Refração e reflexão da luz)

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

 

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

 

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 23/05/2023.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 13/06/2023.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS E/OU POSTAGENS.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). EFEITOS DA INTERVENÇÃO HUMANA – A DEFINIR.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série. Ensino Médio. 2º Bimestre. SEE, 2023.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 1EM - 2º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

               GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 1ª série ABCD

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

 

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

-------------ABRIL / MAIO-------------

(EM13CNT204) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

 

 

(EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.

 

-----------------JUNHO---------------

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

 

(EM13CNT306) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.

 

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Cinemática (espaço; tempo; distância; velocidade; aceleração; equação horária; movimento circular; gráficos; tabelas)

Dinâmica (Leis de Newton)

Unidade Temática: Matéria e Energia

Conservação da quantidade de movimento

Impulso

 

Termometria (Temperatura; Escalas termométricas)

Dilatação térmica

Calorimetria (propagação do calor; quantidade de calor; calor sensível; calor latente; capacidade térmica; calor específico; trocas de calor; mudança de estado de agregação; curva de aquecimento)

Processos de transmissão de calor

Termodinâmica

Aquecimento global e efeito estufa.

 

Geradores e receptores elétricos (relação entre seus componentes e a transformação de energia; corrente contínua e alternada; transformadores)

Produção e consumo de energia elétrica (usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; relação custo-benefício)

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Ondas sonoras (altura; frequência; timbre; intensidade; propagação; Efeito doppler; qualidades fisiológicas do som)

Óptica (princípios da propagação retilínea da luz; independência da luz; reversibilidade da luz; sombra e penumbra; câmara escura de orifício; espelhos; lentes; reflexão, refração e absorção da luz; instrumentos ópticos; espectro eletromagnético; óptica da visão)

 

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD (se necessário)

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 1AB: 22/05/2023 | 1CD: 24/05/2023.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 1AB: 12/06/2023 | 1CD: 14/06/2023.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). A DEFINIR.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 1ª série. Ensino Médio. Volume 2 – 2º Bimestre. SEE, 2023.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Projeto de Vida 1EM - 2º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

              GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera | Maria Felippe Toledo | Shirley Miazaki

Disciplina: Projeto de Vida

Série e turma: 1ª série

Bimestre: 2º

Justificativa: Compreender que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.

Objetivos: Ampliar seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

1. Meus valores: Como saber o que importa para mim?

 

 

2. Avaliação Formativa de Competências Socioemocionais

 

 

3. Os Quatro Pilares da Educação

 

 

 

4. O que é ser livre, certo e o errado?

 

5. Viver entre gerações

 

 

 

6. Diz a canção: é preciso saber viver

 

 

7. Eu sou o que penso, como falo e faço

 

OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

-------------ABRIL / MAIO-------------

- Perceber os diferentes valores presentes nas pessoas e em si, reconhecendo-os como parte constituinte da identidade humana.

 

- Promover o autoconhecimento dos estudantes acerca de seu desenvolvimento socioemocional por meio do uso do instrumento de avaliação formativa por rubricas.

- Propiciar momentos estruturados para o diálogo (devolutiva formativa) entre professor e estudantes e estudantes entre si.

 

- Refletir sobre a tomada de decisão e os valores que regem a vida de cada pessoa.

 

- Construir a percepção sobre sua visão de mundo com a de outras gerações.

 

---------------JUNHO----------------

- Refletir sobre os mecanismos ou recursos, aos quais recorre em situações de conflitos.

 

- Refletir sobre hábitos desfavoráveis à promoção da saúde.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autoconfiança.

 

 

 

 

Autoconfiança, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender, iniciativa social e empatia.

 

 

 

 

Responsabilidade.

 

 

Curiosidade para aprender.

 

 

Respeito.

 

 

 

Assertividade.

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem eu sou e as escolhas que faço

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução e reflexão de problemas.

- Atividades do caderno do aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento.

REFORÇO

- Estimular a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.

AMPLIAÇÃO

- Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Diagnóstica: no início do processo formativo. LEVANTAMENTO EXPECTATIVAS: 28/04/2023.

- Formativa: ao longo do processo formativo. AUTOAVALIAÇÃO: 19/05/2023.

- Somativa: ao final do processo formativo. AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 23/06/2023.

A cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que seguirá a lógica apresentada abaixo:

Engajamento total: comprometeu-se de forma produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. Volume 1 – 2º Bimestre. SEE, 2023.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- Sites de interesse.