E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 2ª
série |
Bimestre:
4º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses
formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão. |
|||||||
Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: -------------
OUTUBRO -------------- H1.
Reconhecer
o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc. H2.
Associar
as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para
explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas H3.
Reconhecer
aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens ----------
NOVEMBRO ---------- H4.
Explicar
as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de
temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das
moléculas. H5.
Explicar
fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e
capacidade térmica e identificar a ocorrência da condução, convecção e
irradiação em sistemas naturais e tecnológicos. H6.
Reconhecer
a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico
e calor e o princípio de conservação da energia; H7.
Avaliar
a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com
mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas a vapor; H8.
Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o
funcionamento das máquinas térmicas; ----------
DEZEMBRO ---------- H9.
Caracterizar
ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência,
velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de
sons cotidianos H10.
Identificar
objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no
cotidiano H11.
Associar
a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão,
refração, absorção) H12.
Utilizar
o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na
natureza H13.
Reconhecer
e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz |
Conteúdos: Som,
imagem e comunicação Luz – características físicas e fontes 1.
Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz 2.
Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e
microscópios Calor, ambiente e
usos de energia 3. Fenômenos e sistemas
cotidianos que envolvem trocas de calor 4. Quantificação de trocas
térmicas em processos reais 5. Modelos
explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação 6. Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da
energia 7. A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas 8. Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados 9. Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores Som,
imagem e comunicação Som – características físicas e fontes 10. Ruídos
e sons harmônicos – timbres e fontes de produção 11.
Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas
mecânicas Luz – características físicas e fontes 12. Formação
de imagens, propagação, reflexão e refração da luz Luz e cor 13. A diferença entre a cor das
fontes de luz e a cor de pigmentos 14. O caráter policromático da
luz branca 15. As cores primárias (azul,
verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos Ondas
eletromagnéticas 16. A interpretação do caráter
eletromagnético da luz 17. Emissão e absorção de luz de
diferentes cores |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias didáticas |
|||||||
Atividades
Auto didáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP,
ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados
vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
2AC: 02/12/2020; 2B: 03/12/2020. - Atividades em
sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
2AC: 25/11/2020; 2B: 26/11/2020. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO
FACEBOOK – ATÉ 04/12/2020. - Trabalhos: em
grupos (parte escrita). FeVEM: 19/11/2020. - Avaliação Contínua: todos os
dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP,
2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário