Olá Pessoal
Abraço!
Rafael
Este blog tem como finalidade auxiliar os estudantes em seus estudos, expressar opiniões, oferecer dicas, trazer textos informativos, realizar enquetes e muito mais!
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 3ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Motores
e geradores
• Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia
Produção
e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso
da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social
Matéria e radiação
Matéria,
propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas
para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua
relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de
Rutherford e Bohr
Átomos
e radiações
• A quantização da energia para
explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético
e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo
atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis,
radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no
núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação
ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Explicar e reconhecer o
funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os
correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
• Identificar semelhanças e
diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica,
como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
• Identificar e caracterizar os
diversos processos de produção de energia elétrica
• Representar por meio de
esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
• Relacionar a produção de
energia com os impactos ambientais e sociais
• Estimar perdas de energia ao
longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a
necessidade de transmissão em alta tensão
• Identificar quantitativamente
as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
• Relacionar a evolução da
produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
• Identificar e estimar ordens de
grandeza de espaço em escala subatômica
• Explicar características
macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos
atômicos
• Explicar a absorção e a emissão
de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
• Reconhecer a evolução dos
conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
• Interpretar a estrutura, as
propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos
• Identificar diferentes
radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio,
radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
• Reconhecer a presença da
radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando
características e efeitos
• Reconhecer a natureza das
interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares
para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na
agricultura e na medicina
• Explicar diferentes processos
de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos
naturais e em sistemas tecnológicos
• Caracterizar o funcionamento de
uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de
sua utilização em diferentes situações
• Pesquisar e argumentar acerca
do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
• Avaliar e debater efeitos
biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim
como medidas de proteção
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1 e 2. 2016.
- Sites de interesse.
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Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 2ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
• A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
• Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
• Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo
e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
Som, imagem e comunicação
Som
– características físicas e fontes
• Ruídos e sons harmônicos –
timbres e fontes de produção
• Amplitude, frequência,
comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
• Questões de som no cotidiano
contemporâneo
• Audição humana, poluição,
limites e conforto acústicos
Luz
– características físicas e fontes
• Formação de imagens,
propagação, reflexão e refração da luz
•
Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e
microscópios
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Avaliar a conservação de
energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado
físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
• Explicar e representar os
ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
• Reconhecer os princípios
fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das
máquinas térmicas
• Analisar e interpretar os
diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
• Estimar ou calcular a potência
e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a
combustão interna
• Identificar as diferentes
fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
• Reconhecer o ciclo de energia
no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
• Compreender os balanços energéticos
de alguns processos de transformação da energia
• Identificar e caracterizar a
conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração
e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas
• Reconhecer a constante presença
das ondas sonoras no dia a dia
• Associar diferentes
características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade,
para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por
instrumentos musicais e outros sistemas
• Caracterizar ondas mecânicas a
partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
• Explicar o funcionamento da
audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas
e poluição sonora
• Reconhecer e argumentar sobre
problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis
formas de controlá-los
• Identificar objetos, sistemas e
fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
• Reconhecer o papel da luz, suas
propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de
sombras, reflexão, refração etc.
• Associar as características de
obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir,
variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
• Reconhecer diferentes
instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão,
como olhos, óculos, etc., visando à sua utilização adequada
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1 e 2. 2016.
-
Sites de interesse.
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Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Trabalho
e energia mecânica
• Trabalho de uma força como
medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações
reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em
situações de alta velocidade
Equilíbrio
estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de
objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo
e viscosidade
• Amplificação de forças em
ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
•
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
Universo, Terra e vida
Constituintes do Universo
• Massas, tamanhos, distâncias,
velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar,
estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos
• Comparação de modelos
explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas
Interação
gravitacional
• O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas
• Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística
• Conservação do trabalho mecânico
• Conservação das quantidades de
movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Classificar as fontes de
energia que produzem ou alteram movimentos
• Identificar energia potencial
elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
• Identificar e reconhecer a
variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
• Reconhecer variáveis que
caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
• Identificar o trabalho da força
gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia
cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
• Identificar o trabalho da força
de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
• Estabelecer critérios para
manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os
riscos de altas velocidades
• Reconhecer a evolução histórica
e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico,
como nos meios de transporte ou máquinas mecânicas
• Distinguir situações de
equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em
artefatos tecnológicos
• Identificar as condições
necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no
ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
• Reconhecer, representar e
classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas,
máquinas e instrumentos
• Identificar e caracterizar
diferentes elementos que compõem o Universo
• Reconhecer e comparar modelos
explicativos sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes
culturas ou em diferentes épocas
• Identificar e interpretar
situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações
gravitacionais na Terra e no Universo
• Compreender as interações
gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no
Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
• Elaborar hipóteses e fazer
previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
• Identificar e relacionar
variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema
envolvendo movimentos na superfície terrestre
• Reconhecer e utilizar a
conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações
astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
-
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
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CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
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PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1 e 2. 2016.
-
Sites de interesse.
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