E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª
SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 2ª
série |
Bimestre:
2º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: -------------MAIO------------- H1.
Relacionar
mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos
com as variações de energia térmica e de temperatura H3.
Identificar
os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias,
explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos H4.
Identificar
e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva,
orvalho, geada e neve H5.
Reconhecer
a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico
e calor e o princípio de conservação da energia H6.
Avaliar a
conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com
mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor H7.
Reconhecer
a evolução histórica do uso de máquinas térmicas H8.
Reconhecer
os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo H9.
Explicar
e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas H10.
Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o
funcionamento das máquinas térmicas H11.
Analisar
e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas H12.
Estimar
ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como
turbinas e motores a combustão interna H13.
Compreender
o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica
com 100% de rendimento H14.
Reconhecer
o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia
terrestre H15.
Compreender
os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na
Terra H16.
Identificar
e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes
processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções
energéticas |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Calor, ambiente e usos de energia Propriedades
térmicas Calorimetria (quantidade de calor; calor
sensível; calor latente; capacidade térmica; calor específico; trocas de
calor; mudança de estado de agregação; curva de aquecimento). Clima
e aquecimento Ciclos atmosféricos
e efeitos correlatos, como o efeito estufa Avaliação de
hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global Calor
como energia Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da
energia A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas Propriedades
térmicas Operação de máquinas térmicas em
ciclos fechados Potência e rendimento em máquinas
térmicas reais, como motores Entropia
e degradação da energia Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação O ciclo de
energia no Universo e as fontes terrestres de energia Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em revistas
e internet. -
Resolução de problemas. -
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: -
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. -
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos,
paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). -
Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO -
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/06/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 08/06/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). MÁQUINAS TÉRMICAS: 15/06/2021. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre –
páginas 9 a 38. SEE, 2021. -
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). -
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. -
SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 46 a 54. SEE, 2021.
- Sites de interesse. |
|||||||