quinta-feira, 6 de maio de 2021

Guia de Aprendizagem Física 2EM 2º bimestre 2021

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                 GUIA DE APRENDIZAGEM                           2ª SÉRIE                                 2021

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre: 2º

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------MAIO-------------

H1.             Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura

H2.             Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica

 

 

H3.             Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos

H4.             Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve

 

 

 

H5.             Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia

H6.             Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor

H7.             Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas

 

 

H8.             Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo  

H9.             Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas

H10.         Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas

H11.         Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas

 

H12.         Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna

H13.         Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento

 

H14.         Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre

H15.         Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra

H16.         Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Calor, ambiente e usos de energia

Propriedades térmicas

Calorimetria (quantidade de calor; calor sensível; calor latente; capacidade térmica; calor específico; trocas de calor; mudança de estado de agregação; curva de aquecimento).

 

Clima e aquecimento

Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa

Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

 

Calor como energia

Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia

A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

 

Propriedades térmicas

Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados

 

 

 

 

 

 

Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores

 

 

Entropia e degradação da energia

Fontes de energia da Terra – transformações e degradação

 

O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia

Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/06/2021.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 08/06/2021.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). MÁQUINAS TÉRMICAS: 15/06/2021.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 9 a 38. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 46 a 54. SEE, 2021.                                                   - Sites de interesse.

 

terça-feira, 4 de maio de 2021

Guia de Aprendizagem Física 3ª EM 2º bimestre 2021

                                            E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

GUIA DE APRENDIZAGEM            3ª SÉRIE                       2021

 

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre: 2º

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

----------------MAIO------------------

H1. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples

H2. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

 

---------------JUNHO-------------------

H3. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade

H4. Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo

H5. Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências

H6. Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

 

H7. Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento

H8. Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos

H9. Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações

H10.           Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos históricos

 

H11.          Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos

H12.           Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos

H13.           Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade

---------------JULHO-------------------

H14.          Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica

H15.           Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo

H16.          Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos

H17.           Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil

H18.           Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

 

Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

 

Campos e forças eletromagnéticas

Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

 

Linhas de campo magnético, polos magnéticos e suas representações

 

 

 

 

Motores e geradores

Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

 

 

 

 

 

 

Produção e consumo elétricos

Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

 

Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 30/06/2021.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 09/06/2021.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA E A CONTA DE LUZ: 19/05/2021.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre – páginas 69 a 102. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.  - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 36 a 45. SEE, 2021.                                                   - Sites de interesse.