terça-feira, 23 de outubro de 2018

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM - 4º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto (letra de música, trecho de romance, poema, expositivo, artigo de opinião).
Compreender informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
---------- OUTUBRO ----------
H1. Analisar as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio.
H2. Utilizar o modelo de quantização da energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria.
H3. Comparar os modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.
H4. Compreender o conceito do efeito fotoelétrico.
H5. Relacionar as cores da luz emitida por diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos químicos.
H6. Utilizar modelos quânticos para interpretar espectros de emissão de substâncias.
H7. Diferenciar os espectros de emissão e absorção.
H8. Diferenciar os espectros contínuo e discreto.
H9. Relacionar as linhas espectrais emitidas por uma estrela à sua composição química.
H10. Identificar os elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.
H11. Compreender o funcionamento de um laser.
H12. Comparar a luz emitida por um laser e uma lanterna.
H13. Compreender e comparar emissão de luz espontânea e estimulada.
H14. Reconhecer a importância da aplicação do laser em diferentes campos como a medicina, indústria, ciência.
H15. Compreender a formação do núcleo atômico (prótons e nêutrons).
H16. Relacionar as forças forte e fraca a coesão, estabilidade ou instabilidade dos núcleos atômicos.
H17. Analisar a estabilidade nuclear a partir de dados da tabela periódica.
H18. Identificar a presença da radioatividade no mundo natural e nos sistemas tecnológicos.
H19. Analisar as transformações nucleares que dão origem à radioatividade.
H20. Reconhecer a série de decaimentos radioativos de alguns elementos químicos.
H21. Analisar a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.
H22. Identificar os efeitos biológicos da radiação que podem ser prejudiciais à saúde.
--------- NOVEMBRO ----------
H1. Compreender a evolução das concepções sobre a matéria ao longo da História da Ciência.
H2. Reconhecer a participação da Ciência brasileira no cenário mundial.
H3. Reconhecer a importância da pesquisa de César Lattes para a compreensão da matéria.
H4. Identificar as diversas partículas subatômicas.
H5. Analisar os processos de detecção de partículas subatômicas.
H6. Analisar as transformações de partículas.
H7. Compreender a relação entre massa e energia.
H8. Reconhecer as leis de conservação da natureza.
H9. Compreender o significado da carga de cor dos quarks e antiquarks.
H10. Compreender a classificação de partículas e o modelo padrão.
H11. Compreender o funcionamento básico dos aceleradores de partículas.
H12. Identificar os diferentes tipos de aceleradores de partículas, suas vantagens e as desvantagens.
-------- DEZEMBRO ----------
H1. Relacionar formas de comunicação analógica e digital.
H2. Compreender o código Morse como forma de comunicação.
H3. Reconhecer a importância dos componentes eletrônicos nos dispositivos tecnológicos do mundo contemporâneo.
H4. Compreender o funcionamento dos transistores e sua relação com a transmissão e recepção de sinais digitais.
H5. Compreender a linguagem binária.
H6. Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações.
H7. Avaliar o impacto do fácil acesso à informação e dos inúmeros recursos tecnológicos na vida cotidiana.

Conteúdos:

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

Átomos e radiações
• A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção


Partículas elementares
• Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação das partículas
• A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas

Eletrônica e informática
• Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 03/12/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 22/10/2018 e 05/11/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO E GRUPO FACEBOOK - __/11/2018.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESPECTROSCÓPIO: 22/10; PARTÍCULAS ELEMENTARES: 26/11/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.




Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM - 4º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Compreender informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
------------- OUTUBRO --------------
H1. Reconhecer que diferentes tipos de instrumentos produzem sons por diferentes métodos como fluxo de ar, cordas, percussão.
H2. Identificar as partes de um instrumento musical.
H3. Relacionar mudanças em parâmetros físicos, como aumento da tensão nas cordas, do fluxo de ar ou tamanho, a variações sonoras nos instrumentos.
H4. Compreender o funcionamento da audição humana.
H5. Avaliar situações em que a intensidade e a poluição sonora podem causar danos à saúde.
H6. Identificar objetos, sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz.
H7. Identificar instrumentos associados à visão humana.
H8. Associar a formação e a qualidade das imagens às propriedades físicas da luz.
H9. Representar por esquemas a propagação retilínea da luz no interior de uma câmara escura.
H10. Utilizar adequadamente a relação matemática entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara escura.
H11. Reconhecer situações no cotidiano que envolvam espelhos planos, côncavos e convexos.
H12. Identificar características de cada tipo espelho.
H13. Analisar situações-problema que envolvem espelhos planos e espelhos esféricos.
H14. Identificar e utilizar adequadamente a expressão matemática da relação entre distâncias de objeto, imagem e o foco, nos espelhos planos e esféricos.
H15. Representar por esquemas de raios de luz os fenômenos da reflexão em espelhos planos e esféricos.
H16. Representar por esquemas de raios de luz os fenômenos da refração em lentes convergentes e divergentes.
H17. Associar a correção de problemas de visão, como miopia e hipermetropia, com a utilização de diferentes tipos de lentes.
H18. Reconhecer o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor.
---------- NOVEMBRO ----------
H1. Relacionar a presença da luz ao fenômeno da cor.
H2. Associar a cor de um objeto à interação da luz com a matéria, por meio de reflexão, refração e absorção.
H3. Diferenciar a cor originada da fonte de luz da cor originada por pigmentos.

H4. Compreender a luz como onda eletromagnética.
H5. Identificar que a luz branca é composta por diferentes cores do espectro visível.
H6. Reconhecer as grandezas de frequência, comprimento de onda, velocidade da luz e a relação entre elas.
H7. Analisar processos de e percepção das cores relacionadas à composição das luzes coloridas primárias (vermelho, verde e azul).
H8. Analisar o processo de percepção das cores relacionadas à composição dos pigmentos primários (ciano, magenta e amarelo).
H9. Associar as diferentes cores com a iluminação e com a percepção do olho humano.
H10. Reconhecer a função especializada dos cones.
H11. Analisar gráficos sobre o espectro luminoso de diferentes lâmpadas e sobre a reflexão da luz por diferentes objetos.
H12. Identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano a partir da análise de gráficos.
---------- DEZEMBRO ----------
H1. Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano.
H2. Identificar maneiras de bloquear as ondas eletromagnéticas.
H3. Compreender as formas de captação e transmissão de ondas eletromagnéticas em equipamentos como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas.
H4. Relacionar as frequências e os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.
H5. Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, bem como os impactos sociais, econômicos e culturais gerados.
Conteúdos:

Som, imagem e comunicação

Som – características físicas e fontes
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

Luz – características físicas e fontes
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios










Luz e cor
• A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
• O caráter policromático da luz branca
• As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
• Adequação e conforto na iluminação de ambientes

Ondas eletromagnéticas
• A interpretação do caráter eletromagnético da luz
• Emissão e absorção de luz de diferentes cores
• Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética



Transmissões eletromagnéticas
• Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
• Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
• Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 05/12/2018; 2B: 06/12/2018; 2CD: 04/12/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2AB: 17/10/2018; 2CD: 16/10/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO E GRUPO FACEBOOK – __/11/2018.
- Trabalhos: em grupos (parte escrita). SEMINÁRIO ÓPTICA: 2A: 31/10/2018; 2B: 29 e 31/10/2018; 2CD: 30/10/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.          - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.          - Sites de interesse.