E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 3ª
série
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Bimestre:
4º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer os efeitos de sentido
produzidos pelo uso de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um
texto (letra de música, trecho de romance, poema, expositivo, artigo de
opinião).
• Compreender
informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados
matemáticos.
---------- OUTUBRO ----------
H1. Analisar as transições, entre níveis
de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio.
H2. Utilizar o modelo de quantização da
energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria.
H3. Comparar os modelos atômicos de
Rutherford e de Bohr.
H4. Compreender o conceito do efeito
fotoelétrico.
H5. Relacionar as cores da luz emitida
por diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos
químicos.
H6. Utilizar modelos quânticos para
interpretar espectros de emissão de substâncias.
H7. Diferenciar os espectros de emissão e
absorção.
H8. Diferenciar os espectros contínuo e
discreto.
H9. Relacionar as linhas espectrais
emitidas por uma estrela à sua composição química.
H10. Identificar os elementos químicos de
uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.
H11. Compreender o funcionamento de um laser.
H12. Comparar a luz emitida por um laser
e uma lanterna.
H13. Compreender e comparar emissão de
luz espontânea e estimulada.
H14. Reconhecer a importância da
aplicação do laser em diferentes campos como a medicina, indústria, ciência.
H15. Compreender a formação do núcleo
atômico (prótons e nêutrons).
H16. Relacionar as forças forte e fraca a
coesão, estabilidade ou instabilidade dos núcleos atômicos.
H17. Analisar a estabilidade nuclear a
partir de dados da tabela periódica.
H18. Identificar a presença da
radioatividade no mundo natural e nos sistemas tecnológicos.
H19. Analisar as transformações nucleares
que dão origem à radioatividade.
H20. Reconhecer a série de decaimentos
radioativos de alguns elementos químicos.
H21. Analisar a dimensão da energia
envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.
H22. Identificar os efeitos biológicos da
radiação que podem ser prejudiciais à saúde.
--------- NOVEMBRO ----------
H1.
Compreender a evolução das concepções sobre a matéria ao longo da História da
Ciência.
H2.
Reconhecer a participação da Ciência brasileira no cenário mundial.
H3.
Reconhecer a importância da pesquisa de César Lattes para a compreensão da
matéria.
H4. Identificar
as diversas partículas subatômicas.
H5.
Analisar os processos de detecção de partículas subatômicas.
H6.
Analisar as transformações de partículas.
H7.
Compreender a relação entre massa e energia.
H8.
Reconhecer as leis de conservação da natureza.
H9.
Compreender o significado da carga de cor dos quarks e antiquarks.
H10.
Compreender a classificação de partículas e o modelo padrão.
H11.
Compreender o funcionamento básico dos aceleradores de partículas.
H12.
Identificar os diferentes tipos de aceleradores de partículas, suas vantagens
e as desvantagens.
-------- DEZEMBRO ----------
H1.
Relacionar formas de comunicação analógica e digital.
H2.
Compreender o código Morse como forma de comunicação.
H3.
Reconhecer a importância dos componentes eletrônicos nos dispositivos
tecnológicos do mundo contemporâneo.
H4.
Compreender o funcionamento dos transistores e sua relação com a transmissão
e recepção de sinais digitais.
H5.
Compreender a linguagem binária.
H6.
Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e
armazenamento de informações.
H7.
Avaliar o impacto do fácil acesso à informação e dos inúmeros recursos
tecnológicos na vida cotidiana.
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Conteúdos:
Matéria e
radiação
Matéria,
propriedades e constituição
• Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos e
radiações
• A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria
• A
dualidade onda–partícula
• As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação
incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo atômico
e radiatividade
• Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico
•
Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
Partículas
elementares
• Evolução dos modelos para a
constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas
subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação
das partículas
• A natureza e a intensidade das
forças nas transformações das partículas
Eletrônica
e informática
• Propriedades e papéis dos
semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da
microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos,
CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico
contemporâneo da automação e da informatização
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação
de área, AAP, ENEM, SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
03/12/2018.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
22/10/2018 e 05/11/2018.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO
DO ALUNO E GRUPO FACEBOOK - __/11/2018.
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Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESPECTROSCÓPIO: 22/10; PARTÍCULAS
ELEMENTARES: 26/11/2018.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
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VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
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Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
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