E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª
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Bimestre:
2º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Movimentos – Grandezas,
variações e conservações
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise
do movimento de partes de um sistema mecânico
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
Trabalho
e energia mecânica
• Trabalho de uma força como
medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações
reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em
situações de alta velocidade
Equilíbrio estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio
de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão,
empuxo e viscosidade
• Amplificação de forças em
ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
•
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar as interações nas
formas de controle das alterações do movimento
• Reconhecer a conservação da
quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de
situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
• Comparar modelos explicativos
das variações no movimento pelas leis de Newton
• Reconhecer que tanto as leis
de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam
valores e características dos movimentos em sistemas físicos
• Identificar a presença de
fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas
rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e
esportivas
• Classificar as fontes de
energia que produzem ou alteram movimentos
• Identificar energia potencial
elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
• Identificar a variação da
energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
• Reconhecer o trabalho de uma
força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que
envolvem forças de atrito
• Reconhecer variáveis que
caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
• Identificar a energia
potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
• Identificar o trabalho da
força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em
energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
• Identificar o trabalho da
força de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
• Estabelecer critérios para
manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os
riscos de altas velocidades
• Determinar parâmetros do
movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
• Reconhecer a evolução
histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho
mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
• Distinguir situações de
equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em
artefatos tecnológicos
• Identificar as condições
necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no
ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
• Reconhecer, representar e
classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas,
máquinas e instrumentos
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
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Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1. 2016.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
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Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1. 2016.
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Sites de interesse.
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