sábado, 3 de agosto de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 3ª série - 3º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                                           2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------AGOSTO-------------
H1. Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade
H2. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica 
H3. Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
H4. Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos
H5. Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
H6. Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
H7. Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

H8. Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos
H9. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos
H10.           Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
H11.           Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
H12.           Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos

-------------SETEMBRO-------------
H13.           Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)



H14.           Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos
H15.           Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina
H16.           Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos
H17.           Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
H18.           Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
H19.           Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção
Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Produção e consumo elétricos
1. Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
2. Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
3. Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social


Matéria e radiação
Matéria, propriedades e constituição
1. Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
2. A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
3. Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr


Átomos e radiações
4. A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
5. A dualidade onda–partícula
6. As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
7. Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
8. A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
9. Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção


Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 16/09/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 19/08/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). SEMINÁRIO USINAS ELÉTRICAS – 26/08/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.



Guia de Aprendizagem Física - 2ª série - 3º bimestre 2019


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------------- AGOSTO -------------------
H1. Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia
H2. Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
H3. Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás
H4.               Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
H5.               Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
H6.               Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna
H7.               Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais
H8.               Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
H9.               Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
H10.           Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
H11.           Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra
H12.           Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas

----------------------- SETEMBRO -------------------
H13.           Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons
H14.           Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas
H15.           Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
H16.           Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H17.           Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
H18.           Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
H19.           Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
H20.           Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
H21.           Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
H22.           Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
H23.           Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor como energia
1. Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia
2. A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

Propriedades térmicas
3. Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
4. Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
5. Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

Entropia e degradação da energia
6. Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
7. O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
8. Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
9. Necessidades energéticas e o problema da degradação

Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
1. Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
2. Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
3. Questões de som no cotidiano contemporâneo
4. Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

Luz – características físicas e fontes
5. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
6. Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
- Projetos da FeVEM.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 11/09/2019; 2BC: 12/09/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 21/08/2019; 2BC: 22/08/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). SEMINÁRIO SOBRE ÓPTICA: 2A: 18/09/2019; 2BC: 19/09/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.