Conforme havia comentado em sala, segue o vídeo "The Scale of the Universe".
Assistam quantas vezes quiser!
Abraço
Rafael
Este blog tem como finalidade auxiliar os estudantes em seus estudos, expressar opiniões, oferecer dicas, trazer textos informativos, realizar enquetes e muito mais!
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 2ª
série
|
Bimestre:
1º
|
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar fenômenos, fontes e
sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a
diferentes usos e situações
H2. Identificar e caracterizar a
participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
H3. Reconhecer as propriedades
térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
H4. Reconhecer o calor como energia
em trânsito
H5. Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura
H6. Identificar e caracterizar o
funcionamento dos diferentes termômetros
H7. Compreender e aplicar a situações
reais o conceito de equilíbrio térmico
H8. Explicar as propriedades térmicas
das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala
absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
H9. Identificar as propriedades
térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
H10.
Relacionar
mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos
tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
-----------------MARÇO---------------
H11.
Explicar
fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e
capacidade térmica
H12.
Identificar
a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e
tecnológicos
H13.
Explicar
as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de
transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
H14.
Comparar
a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
H15.
Identificar
os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias,
explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
H16.
Identificar
e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva,
orvalho, geada e neve
H17.
Identificar
e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
---------------ABRIL-------------------
H18.
Identificar
e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de
transformação para produção social de energia
H19.
Analisar
o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
H20.
Caracterizar
efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
H21.
Debater e argumentar sobre avaliações e
hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e
sociais
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor,
temperatura e fontes (Calorimetria)
• Fenômenos e sistemas cotidianos
que envolvem trocas de calor (Conceitos
básicos)
• Controle de temperatura em
sistemas e processos práticos (Medidas
de temperatura)
• Procedimentos e equipamentos
para medidas térmicas (Processos de
transferência de calor)
• Procedimentos para medidas de
trocas de energia envolvendo calor e trabalho (O calor e a variação de temperatura)
Propriedades
térmicas
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais (O calor e
a variação de temperatura)
• Modelos explicativos de trocas
térmicas na condução, convecção ou irradiação
• Dilatação, condução e
capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático (Dilatação)
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa (O calor e a mudança de estado)
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
2A - 03/04/2019; 2BC – 04/04/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
2A - 27/02/2019; 2BC – 28/02/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DILATAÇÃO –
29/03/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
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Professor(a):
Rafael Herrera
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Disciplina:
Física
|
Série: 3ª
série
|
Bimestre:
1º
|
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar aspectos históricos,
sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica
H2. Identificar algumas propriedades
das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos
H3. Identificar a presença da
eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras
atividades
H4. Classificar equipamentos
elétricos do cotidiano segundo a sua função
H5. Caracterizar os aparelhos
elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas
características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os
símbolos relacionados a cada grandeza
H6. Relacionar informações fornecidas
pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos
para explicar seu funcionamento
H7. Identificar e caracterizar os
principais elementos de um circuito elétrico simples
H8. Relacionar as grandezas
mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade
no interior da matéria
--------------MARÇO---------------
H9. Compreender o choque elétrico
como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando
efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
H10.
Diferenciar
um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o
uso de diferentes materiais em situações diversas
H11.
Compreender
os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e
fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas
domiciliares
H12.
Dimensionar
o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas
nesse consumo
H13.
Dimensionar
circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
H14.
Propor
estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica
---------------ABRIL-------------------
H15.
Relacionar
o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas
em movimento
H16.
Reconhecer
propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por
meio de campos
H17.
Estimar
a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente
de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão
|
Conteúdos:
Eletricidade
Carga elétrica
• História, modelo atômico e
propriedades
Equipamentos elétricos
Circuitos
elétricos
• Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação (Especificações dos aparelhos)
• Modelo clássico de propagação
de corrente em sistemas resistivos (Corrente
elétrica e Circuitos elétricos)
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança (Eletricidade,
resistência e choques elétricos)
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos (Campo magnético e força
magnética)
• Valores de correntes, tensões,
cargas e campos em situações de nosso cotidiano
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
01/04/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
11/03/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E LIVRO – AULAS NO LABORATÓRIO
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL ASSOCIAÇÃO
RESISTORES – 25/03/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
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Professor(a):
Rafael Herrera
|
Disciplina:
Física
|
Série: 1ª
série
|
Bimestre:
1º
|
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Compreender que a natureza é o
objeto de estudo da Física
H2. Identificar movimentos que se
realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
H3. Reconhecer características comuns
aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade
e outras variáveis
H4. Fazer estimativas, realizar ou
interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos,
tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais
--------------MARÇO---------------
H5. Identificar diferentes formas de
representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
H6. Reconhecer causas da variação de
movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
H7. Identificar as interações nas
formas de controle das alterações do movimento
H8. Reconhecer a conservação da
quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de
situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
---------------ABRIL-------------------
H9. Comparar modelos explicativos das
variações no movimento pelas leis de Newton
H10.
Reconhecer
que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de
Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas
físicos
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Conteúdos:
Introdução à Física
• Física, ciência da natureza
• Medidas – Ordem de grandeza e Notação Científica.
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento (Cinemática)
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc. (O estudo do movimento; Conceitos iniciais)
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc. (Movimento Uniforme)
• Estimativas e procedimentos de
medida de tempo, percurso, velocidade média etc. (Movimento Uniformemente Variado; Movimento circular)
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação (Dinâmica)
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo (Impulso e colisões)
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e
dispositivos de segurança (Colisões)
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas (Quantidade
de movimento)
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise do
movimento de partes de um sistema mecânico (Forças e as leis de Newton)
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação (Aplicações das leis de Newton)
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
|
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
03/04/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
27/02/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DO TEMPO –
22/03/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
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