sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ordem de Grandeza - vídeo 1ª série EM

Olá pessoal da 1ª série!!!

Conforme havia comentado em sala, segue o vídeo "The Scale of the Universe".

Assistam quantas vezes quiser!



Abraço

Rafael

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 2ª série - 1º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações
H2. Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
H3. Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
H4. Reconhecer o calor como energia em trânsito
H5. Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
H6. Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
H7. Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
H8. Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
H9. Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
H10.           Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura

-----------------MARÇO---------------
H11.         Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
H12.         Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
H13.         Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
H14.         Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
H15.         Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
H16.         Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
H17.         Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
---------------ABRIL-------------------
H18.           Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
H19.           Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
H20.           Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
H21.            Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes (Calorimetria)
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor (Conceitos básicos)
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos (Medidas de temperatura)
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas (Processos de transferência de calor)
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho (O calor e a variação de temperatura)

Propriedades térmicas
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais (O calor e a variação de temperatura)
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático (Dilatação)


Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa (O calor e a mudança de estado)
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A - 03/04/2019; 2BC – 04/04/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A - 27/02/2019; 2BC – 28/02/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DILATAÇÃO – 29/03/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.


Guia de Aprendizagem Física - 3ª série - 1º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE               2019
Professor(a): Rafael Herrera
Disciplina: Física
Série: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica
H2. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos
H3. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
H4. Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
H5. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
H6. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento
H7. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples
H8. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

--------------MARÇO---------------
H9. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
H10.           Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
H11.           Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares
H12.           Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo
H13.           Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
H14.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

---------------ABRIL-------------------
H15.           Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
H16.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
H17.           Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão

Conteúdos:

Eletricidade

Carga elétrica
• História, modelo atômico e propriedades

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação (Especificações dos aparelhos)
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos (Corrente elétrica e Circuitos elétricos)
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança (Eletricidade, resistência e choques elétricos)

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos (Campo magnético e força magnética)
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 01/04/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 11/03/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO – AULAS NO LABORATÓRIO
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL ASSOCIAÇÃO RESISTORES – 25/03/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.



Guia de Aprendizagem Física - 1ª série - 1º bimestre 2019

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE            2019
Professor(a): Rafael Herrera
Disciplina: Física
Série: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------FEVEREIRO-------------
H1. Compreender que a natureza é o objeto de estudo da Física
H2. Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
H3. Reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e outras variáveis
H4. Fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais


--------------MARÇO---------------
H5. Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
H6. Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
H7. Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
H8. Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis



---------------ABRIL-------------------
H9. Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
H10.           Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos



Conteúdos:
Introdução à Física
• Física, ciência da natureza
• Medidas – Ordem de grandeza e Notação Científica.

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento (Cinemática)

• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc. (O estudo do movimento; Conceitos iniciais)
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc. (Movimento Uniforme)
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc. (Movimento Uniformemente Variado; Movimento circular)

Quantidade de movimento linear, variação e conservação (Dinâmica)

• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo (Impulso e colisões)
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança (Colisões)
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas (Quantidade de movimento)

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico (Forças e as leis de Newton)
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação (Aplicações das leis de Newton)


Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 03/04/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 27/02/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DO TEMPO – 22/03/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.