E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Trabalho
e energia mecânica
• Trabalho de uma força como
medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações
reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em
situações de alta velocidade
Equilíbrio
estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de
objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo
e viscosidade
• Amplificação de forças em
ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
•
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
Universo, Terra e vida
Constituintes do Universo
• Massas, tamanhos, distâncias,
velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar,
estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos
• Comparação de modelos
explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas
Interação
gravitacional
• O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas
• Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística
• Conservação do trabalho mecânico
• Conservação das quantidades de
movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Classificar as fontes de
energia que produzem ou alteram movimentos
• Identificar energia potencial
elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
• Identificar e reconhecer a
variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
• Reconhecer variáveis que
caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
• Identificar o trabalho da força
gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia
cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
• Identificar o trabalho da força
de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
• Estabelecer critérios para
manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os
riscos de altas velocidades
• Reconhecer a evolução histórica
e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico,
como nos meios de transporte ou máquinas mecânicas
• Distinguir situações de
equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em
artefatos tecnológicos
• Identificar as condições
necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no
ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
• Reconhecer, representar e
classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas,
máquinas e instrumentos
• Identificar e caracterizar
diferentes elementos que compõem o Universo
• Reconhecer e comparar modelos
explicativos sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes
culturas ou em diferentes épocas
• Identificar e interpretar
situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações
gravitacionais na Terra e no Universo
• Compreender as interações
gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no
Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
• Elaborar hipóteses e fazer
previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
• Identificar e relacionar
variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema
envolvendo movimentos na superfície terrestre
• Reconhecer e utilizar a
conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações
astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
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Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
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Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1 e 2. 2016.
-
Sites de interesse.
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