domingo, 31 de julho de 2016

Guia de Aprendizagem 2ª série EM - 3º bimestre

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2016
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia

Calor como energia
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e térmicas

Propriedades térmicas
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial

Entropia e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia

Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
• Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
• Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
• Questões de som no cotidiano contemporâneo
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

Luz – características físicas e fontes
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
• Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
• Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
• Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
• Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna
• Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
• Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
• Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia
• Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas
• Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia
• Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas
• Caracterizar ondas mecânicas a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
• Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
• Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
• Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
• Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
• Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
• Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, etc., visando à sua utilização adequada
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: Biologia, Física e Química – Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário