E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 2ª
série
|
Bimestre:
3º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
• A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
• Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
• Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo
e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
Som, imagem e comunicação
Som
– características físicas e fontes
• Ruídos e sons harmônicos –
timbres e fontes de produção
• Amplitude, frequência,
comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
• Questões de som no cotidiano
contemporâneo
• Audição humana, poluição,
limites e conforto acústicos
Luz
– características físicas e fontes
• Formação de imagens,
propagação, reflexão e refração da luz
•
Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e
microscópios
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Avaliar a conservação de
energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado
físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
• Explicar e representar os
ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
• Reconhecer os princípios
fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das
máquinas térmicas
• Analisar e interpretar os
diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
• Estimar ou calcular a potência
e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a
combustão interna
• Identificar as diferentes
fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
• Reconhecer o ciclo de energia
no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
• Compreender os balanços energéticos
de alguns processos de transformação da energia
• Identificar e caracterizar a
conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração
e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas
• Reconhecer a constante presença
das ondas sonoras no dia a dia
• Associar diferentes
características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade,
para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por
instrumentos musicais e outros sistemas
• Caracterizar ondas mecânicas a
partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
• Explicar o funcionamento da
audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas
e poluição sonora
• Reconhecer e argumentar sobre
problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis
formas de controlá-los
• Identificar objetos, sistemas e
fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
• Reconhecer o papel da luz, suas
propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de
sombras, reflexão, refração etc.
• Associar as características de
obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir,
variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
• Reconhecer diferentes
instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão,
como olhos, óculos, etc., visando à sua utilização adequada
|
||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1 e 2. 2016.
-
Sites de interesse.
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário