E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 3ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Motores
e geradores
• Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia
Produção
e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso
da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social
Matéria e radiação
Matéria,
propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas
para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua
relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de
Rutherford e Bohr
Átomos
e radiações
• A quantização da energia para
explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético
e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo
atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis,
radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no
núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação
ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Explicar e reconhecer o
funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os
correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
• Identificar semelhanças e
diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica,
como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
• Identificar e caracterizar os
diversos processos de produção de energia elétrica
• Representar por meio de
esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
• Relacionar a produção de
energia com os impactos ambientais e sociais
• Estimar perdas de energia ao
longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a
necessidade de transmissão em alta tensão
• Identificar quantitativamente
as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
• Relacionar a evolução da
produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
• Identificar e estimar ordens de
grandeza de espaço em escala subatômica
• Explicar características
macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos
atômicos
• Explicar a absorção e a emissão
de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
• Reconhecer a evolução dos
conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
• Interpretar a estrutura, as
propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos
• Identificar diferentes
radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio,
radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
• Reconhecer a presença da
radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando
características e efeitos
• Reconhecer a natureza das
interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares
para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na
agricultura e na medicina
• Explicar diferentes processos
de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos
naturais e em sistemas tecnológicos
• Caracterizar o funcionamento de
uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de
sua utilização em diferentes situações
• Pesquisar e argumentar acerca
do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
• Avaliar e debater efeitos
biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim
como medidas de proteção
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1 e 2. 2016.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
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Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1 e 2. 2016.
- Sites de interesse.
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