terça-feira, 31 de maio de 2016

Guia de Aprendizagem 1ª série EM - 2º bimestre

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE             2016
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.


Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação

Trabalho e energia mecânica
• Trabalho de uma força como medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em situações de alta velocidade
Equilíbrio estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
• Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
• Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
• Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
• Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos
• Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
• Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
• Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
• Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
• Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
• Reconhecer variáveis que caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
• Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
• Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
• Identificar o trabalho da força de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
• Estabelecer critérios para manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas velocidades
• Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
• Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
• Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
• Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
• Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2016.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2016.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário