Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Introdução à Física
Conceituação
de Física; Os ramos da Física; Potência de 10 – Ordem de grandeza e Notação
Científica.
Movimentos – Grandezas,
variações e conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos
de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e
dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise
do movimento de partes de um sistema mecânico
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Compreender que a natureza é
o objeto de estudo da Física
• Identificar movimentos que se
realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
• Reconhecer características
comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de
velocidade e outras variáveis
• Fazer estimativas, realizar
ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar
deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações
reais
• Identificar diferentes formas
de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
• Reconhecer causas da variação
de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
• Identificar as interações nas
formas de controle das alterações do movimento
• Reconhecer a conservação da
quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de
situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
• Comparar modelos explicativos
das variações no movimento pelas leis de Newton
• Reconhecer que tanto as leis
de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam
valores e características dos movimentos em sistemas físicos
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo
com o roteiro de trabalhos.
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Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1. 2016.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1. 2016.
-
Sites de interesse.
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