E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 2ª
série
|
Bimestre:
1º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de
energia
Calor,
temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas
cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em
sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos
para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de
trocas de energia envolvendo calor e trabalho
Propriedades
térmicas
• Dilatação, condução e
capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de
trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar fenômenos, fontes
e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a
diferentes usos e situações
• Identificar e caracterizar a
participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
• Reconhecer as propriedades
térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
• Reconhecer o calor como
energia em trânsito
• Propor procedimentos em que
sejam realizadas medidas de temperatura
• Identificar e caracterizar o
funcionamento dos diferentes termômetros
• Compreender e aplicar a
situações reais o conceito de equilíbrio térmico
• Explicar as propriedades
térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua
escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
• Identificar as propriedades
térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
• Relacionar mudanças de estado
da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações
de energia térmica e de temperatura
• Explicar fenômenos térmicos
cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
• Identificar a ocorrência da
condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
• Explicar as propriedades
térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com
base no modelo cinético das moléculas
• Comparar a energia liberada
na combustão de diferentes substâncias
• Identificar os processos de
troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando
fenômenos atmosféricos ou climáticos
• Identificar e caracterizar os
processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e
neve
• Identificar e caracterizar as
transformações de estado no ciclo da água
• Identificar e caracterizar as
diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção
social de energia
• Analisar o uso de diferentes
combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
• Caracterizar efeito estufa e
camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
• Debater e argumentar sobre
avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências
ambientais e sociais
|
||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2016.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2016.
-
Sites de interesse.
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário