terça-feira, 31 de maio de 2016

Guia de Aprendizagem 2ª série EM

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE              2016
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Conteúdos:

Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho

Propriedades térmicas
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação

Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

Habilidades a serem desenvolvidas:
• Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações
• Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
• Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
• Reconhecer o calor como energia em trânsito
• Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
• Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
• Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
• Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
• Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
• Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
• Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
• Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
• Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
• Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
• Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
• Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
• Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
• Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
• Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
• Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
• Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.


Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2016.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2016.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário