segunda-feira, 24 de abril de 2023

Guia de Aprendizagem Projeto de Vida 1EM - 2º bimestre 2023

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

              GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera | Maria Felippe Toledo | Shirley Miazaki

Disciplina: Projeto de Vida

Série e turma: 1ª série

Bimestre: 2º

Justificativa: Compreender que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.

Objetivos: Ampliar seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

1. Meus valores: Como saber o que importa para mim?

 

 

2. Avaliação Formativa de Competências Socioemocionais

 

 

3. Os Quatro Pilares da Educação

 

 

 

4. O que é ser livre, certo e o errado?

 

5. Viver entre gerações

 

 

 

6. Diz a canção: é preciso saber viver

 

 

7. Eu sou o que penso, como falo e faço

 

OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

-------------ABRIL / MAIO-------------

- Perceber os diferentes valores presentes nas pessoas e em si, reconhecendo-os como parte constituinte da identidade humana.

 

- Promover o autoconhecimento dos estudantes acerca de seu desenvolvimento socioemocional por meio do uso do instrumento de avaliação formativa por rubricas.

- Propiciar momentos estruturados para o diálogo (devolutiva formativa) entre professor e estudantes e estudantes entre si.

 

- Refletir sobre a tomada de decisão e os valores que regem a vida de cada pessoa.

 

- Construir a percepção sobre sua visão de mundo com a de outras gerações.

 

---------------JUNHO----------------

- Refletir sobre os mecanismos ou recursos, aos quais recorre em situações de conflitos.

 

- Refletir sobre hábitos desfavoráveis à promoção da saúde.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autoconfiança.

 

 

 

 

Autoconfiança, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender, iniciativa social e empatia.

 

 

 

 

Responsabilidade.

 

 

Curiosidade para aprender.

 

 

Respeito.

 

 

 

Assertividade.

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem eu sou e as escolhas que faço

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Auto didáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução e reflexão de problemas.

- Atividades do caderno do aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento.

REFORÇO

- Estimular a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.

AMPLIAÇÃO

- Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Diagnóstica: no início do processo formativo. LEVANTAMENTO EXPECTATIVAS: 28/04/2023.

- Formativa: ao longo do processo formativo. AUTOAVALIAÇÃO: 19/05/2023.

- Somativa: ao final do processo formativo. AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 23/06/2023.

A cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que seguirá a lógica apresentada abaixo:

Engajamento total: comprometeu-se de forma produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. Volume 1 – 2º Bimestre. SEE, 2023.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- Sites de interesse.

 

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