segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Guia de Aprendizagem Projeto de Vida 1EM - 1º bimestre 2023

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

             GUIA DE APRENDIZAGEM                           1ª SÉRIE                                           2023

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Projeto de Vida

Série e turma: 1ª série ABCD

Bimestre:

Justificativa: Compreender que o estudante é a centralidade da escola. Levar em consideração a formação integral do estudante para que a construção de seu Projeto de Vida seja integrada a partir de 3 eixos: Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Juntos, eles provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.

Objetivos: Ampliar seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, que é condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que o acompanhará em sua vida, em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

1. Ensino Médio e Projeto de Vida: O que preciso saber?

 

 

2. Avaliação Formativa de Competências Socioemocionais

 

 

 

 

 

 

 


3. Como eu me vejo.

 

 

4. De onde eu venho?

 

 

 

5. Qual o sentido da vida?

 


6. Rede portátil de possibilidades: Um mundo

em mim.

 

7. O que quero desenvolver em mim?

OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios e expectativas em relação ao componente curricular Projeto de Vida e ao Ensino Médio.

 

- Promover o autoconhecimento dos estudantes acerca de seu desenvolvimento socioemocional por meio do uso do instrumento de avaliação formativa por rubricas.

- Propiciar momentos estruturados para o diálogo (devolutiva formativa) entre professor e estudantes e estudantes entre si.

- Orientar a elaboração dos planos de desenvolvimento pessoal.

 

 

---------------MARÇO----------------

- Conhecer a si mesmo e promover a valorização por meio do olhar do outro.

 

- Refletir sobre a história da família e ou responsáveis, as relações e a influência deles na própria vida.

 

- Buscar o significado da vida na forma de ser estar no mundo.

 

 

 

----------------ABRIL-------------------

- Perceber no mundo aquilo que se observa e repara em si.

 

 

- Perceber as habilidades que possui e as que gostaria de desenvolver, com base nos desejos de realização do próprio Projeto de Vida.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

 

Curiosidade para aprender.

 

 

 

Competências socioemocionais priorizadas pela SEDUC/SP para a 1ª série: autoconfiança, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender, iniciativa social e empatia.

 

 

Empatia e autoconfiança.

 

 

Autoconfiança.

 

 

 

Autoconfiança.

 

 

 

 

Interesse Artístico.

 

 

 

Determinação.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem eu sou e as escolhas que faço

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução e reflexão de problemas.

- Atividades do caderno do aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Estimular as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento.

REFORÇO

- Estimular a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.

AMPLIAÇÃO

- Tornar evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e ser capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos.

Atividades EAD (se necessário)

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Diagnóstica: no início do processo formativo. LEVANTAMENTO EXPECTATIVAS: 24/02/2023.

- Formativa: ao longo do processo formativo. AUTOAVALIAÇÃO: 24/03/2023.

- Somativa: ao final do processo formativo. AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES: 07/04/2023.

A cada bimestre o processo avaliativo será sistematizado em um conceito que seguirá a lógica apresentada abaixo:

Engajamento total: comprometeu-se de forma produtiva e efetiva nas ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento satisfatório: comprometeu-se em parte das ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Engajamento parcial: comprometeu-se pouco com as ações e atividades desenvolvidas no bimestre.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.

- CURRÍCULO EM AÇÃO. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- Sites de interesse.

 

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