E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª
SÉRIE 2023
Professor(a): Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina: Física |
Série e turma: 1ª série ABCD |
Bimestre: 2º |
||||
Justificativa: Propiciar significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele,
aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma
a satisfazer a formação plena do cidadão. Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E
SUAS TECNOLOGIAS 1. Analisar fenômenos naturais e
processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e
energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos
produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de
vida em âmbito local, regional e global. 2. Analisar e utilizar interpretações
sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos,
realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do
Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. 3. Investigar situações-problema e
avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas
implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das
Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais,
regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos
variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC). |
HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS: -------------ABRIL / MAIO------------- (EM13CNT204) Elaborar explicações,
previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no
Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações
gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como
softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar
intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à
sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis
termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de
tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à
construção dos protótipos. -----------------JUNHO--------------- (EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso
de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para
as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo
de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência
energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e
ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
(EM13CNT306) Avaliar os riscos
envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da
Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como
comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e
coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos
digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos. (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e
estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar
modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir,
avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob
uma perspectiva científica. (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem
de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando
a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos
e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões,
visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
|
UNIDADE TEMÁTICA E
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Unidade
Temática: Vida, Terra e Cosmos Cinemática (espaço; tempo; distância;
velocidade; aceleração; equação horária; movimento circular; gráficos;
tabelas) Dinâmica (Leis de Newton) Unidade
Temática: Matéria e Energia Conservação da quantidade de movimento Impulso Termometria (Temperatura; Escalas
termométricas) Dilatação térmica Calorimetria (propagação do calor;
quantidade de calor; calor sensível; calor latente; capacidade térmica; calor
específico; trocas de calor; mudança de estado de agregação; curva de
aquecimento) Processos de transmissão de calor Termodinâmica Aquecimento global e efeito estufa. Geradores e receptores elétricos
(relação entre seus componentes e a transformação de energia; corrente contínua
e alternada; transformadores) Produção e consumo de energia elétrica
(usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; relação custo-benefício) Unidade
Temática: Tecnologia e Linguagem Científica Ondas sonoras (altura; frequência;
timbre; intensidade; propagação; Efeito doppler; qualidades fisiológicas do
som) Óptica (princípios da propagação
retilínea da luz; independência da luz; reversibilidade da luz; sombra e
penumbra; câmara escura de orifício; espelhos; lentes; reflexão, refração e
absorção da luz; instrumentos ópticos; espectro eletromagnético; óptica da
visão) Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de
pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura,
experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas,
elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e
apresentação de conclusões). Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza,
utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas;
infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos
científicos). |
|||||
Temas transversais: Ética, Meio
Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS
DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos,
artigos em revistas e internet. - Resolução de problemas. - Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento
das competências leitora e escritora. - Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física. REFORÇO - Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas
relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de
forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD (se necessário) - Aulas e Tarefas pelo app
CMSP. - Atividades orientadas no
Google Classroom. |
|||||||
Valores
trabalhados na disciplina: - Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios de Avaliação: Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
1AB: 22/05/2023 | 1CD: 24/05/2023. - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
1AB: 12/06/2023 | 1CD: 14/06/2023. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS
– AULAS DE P.E. - Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). A DEFINIR. - Avaliação Contínua: todos os dias de aula –
comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020. – CURRÍCULO EM AÇÃO. 1ª série.
Ensino Médio. Volume 2 – 2º Bimestre. SEE, 2023. - FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Ciências da
Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções:
Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera
Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza
Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar
< https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário