E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2022
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
2º |
||||
Justificativa:
Propiciar significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de
forma a satisfazer a formação plena do cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 1.
Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações
e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas
que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e
melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. 2.
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do
Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a
evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões
éticas e responsáveis. 3.
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico
e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e
linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas
descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por
meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC). |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: ----------------ABRIL / MAIO------------------ H1. Relacionar o campo elétrico com
cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento H2. Reconhecer propriedades elétricas
e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos H3. Identificar as linhas do campo magnético
e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas,
malhas de ferro ou outras representações H4. Reconhecer a relação entre fenômenos
elétricos e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos
históricos H5. Explicar o funcionamento de motores e
geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e
interações eletromagnéticos H6. Reconhecer as transformações de energia
envolvidas em motores e geradores elétricos H7. Identificar fases e/ou características da
transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade ---------------JUNHO / JULHO------------------- H8. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica H9. Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo H10.
Relacionar
a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos H11.
Identificar
quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil H12.
Relacionar
a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a
qualidade de vida |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equipamentos elétricos Campos
e forças eletromagnéticas Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos Linhas de campo
magnético, polos magnéticos e suas representações [Aulas
1, 2 e 3: Força Magnética em Fio percorrido por Corrente Elétrica] –Aprender
Sempre (SD1) [Aulas
4 e 5: Torque em uma Espira percorrida por corrente elétrica] – Aprender
Sempre (SD1) Motores
e geradores Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia [Aula 6: Motores e Geradores elétricos] – Aprender
Sempre (SD1) Produção
e consumo elétricos [Aulas
1 e 2: A Energia na Natureza] – Aprender Sempre (SD2) Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais [Aulas 3 e 4: A
Matriz Energética Brasileira e a Mundial] – Aprender Sempre (SD2) [Aulas 5 e 6:
Eficiência Energética] – Aprender Sempre (SD2) Evolução da produção e do uso da energia
elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social [Aulas 1, 2 e 3:
Matriz Elétrica Brasileira] – Aprender Sempre (SD3) [Aulas 4, 5 e 6:
Os Impactos Socioambientais na Produção de Energia Elétrica] – Aprender
Sempre (SD3) |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do
livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em
grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros
paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Atividade em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 31/05/2022. - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 21/06/2022. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). ENERGIA ELÉTRICA E USO SOCIAL – DATA
A DEFINIR. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 1º Semestre.
SEE, 2021. -
APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022. -
FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Ciências da
Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções:
Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera
Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza
Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021. -
PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário