E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª
SÉRIE 2022
Professor(a): Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina: Física |
Série e turma: 2ª série |
Bimestre: 2º |
||||
Justificativa: Propiciar significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele,
aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma
a satisfazer a formação plena do cidadão. Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E
SUAS TECNOLOGIAS 1. Analisar fenômenos naturais e
processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e
energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos
produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de
vida em âmbito local, regional e global. 2. Analisar e utilizar interpretações
sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos,
realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do
Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. 3. Investigar situações-problema e
avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas
implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das
Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais,
regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos
variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC). |
HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS: -------------ABRIL / MAIO------------- (EM13CNT103) Utilizar
o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as
potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso
cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração
de energia elétrica. (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos
ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos
mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações
e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre
tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como
softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). -----------------JUNHO /
JULHO--------------- (EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente,
considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes
materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles,
posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas
para seus usos e descartes responsáveis. (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da
biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e
avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia
da sustentabilidade do planeta. (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e
estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar
modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar
e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma
perspectiva científica. (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem
de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando
a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos
e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões,
visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. (EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e
econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não
renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas
tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de
motores e processos de produção de novos materiais. |
UNIDADE TEMÁTICA E
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Unidade
Temática: Matéria e Energia Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula). Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear;
radiação ionizante; radiação do corpo negro). Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos Máquinas térmicas (trabalho; energia interna; potência e rendimento; transformações
cíclicas; impacto social e econômico). Radiação eletromagnética (faixas de frequências das radiações
ionizantes e não ionizantes; laser; efeitos nos seres vivos). Unidade Temática: Matéria e Energia Propriedade elétrica dos materiais (condutores e isolantes) Ondas eletromagnéticas (espectro eletromagnético; ondas de rádio;
micro-ondas; radiações infravermelhas; radiações visíveis; radiações
ultravioletas, raios x; raios gama) Quantização de energia (Núcleo atômico; radioatividade); Radioatividade (fissão e fusão nuclear; decaimento radioativo;
radiação ionizante) Unidade
Temática: Vida, Terra e Cosmos Sensoriamento remoto da superfície da Terra Radiação eletromagnética Óptica (Refração e reflexão da luz) Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de
pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura,
experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas,
elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e
apresentação de conclusões). Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza,
utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas;
infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos
científicos). Eletricidade (produção e consumo de energia elétrica; fontes de
energias alternativas; matriz energética) Termodinâmica (motores de combustão interna; calor, trabalho e
rendimento; Leis da Termodinâmica) |
|||||
Temas transversais: Ética, Meio
Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS
DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos,
artigos em revistas e internet. - Resolução de problemas. - Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento
das competências leitora e escritora. - Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física. REFORÇO - Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas
relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de
forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas e Tarefas pelo app
CMSP. - Atividades orientadas no
Google Classroom. |
|||||||
Valores
trabalhados na disciplina: - Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios de Avaliação: Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
01/06/2022. - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
22/06/2022. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS
E/OU POSTAGENS. - Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). EFEITOS DA
INTERVENÇÃO HUMANA – A DEFINIR. - Avaliação Contínua: todos os dias de aula –
comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020. – CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série.
Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021. - FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Ciências da
Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções:
Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera
Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza
Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. - Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar
< https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário