E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2022
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
3º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: ----------------AGOSTO------------------ H1. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica H2. Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo H3. Relacionar a produção de energia com os
impactos ambientais e sociais desses processos H4. Relacionar a evolução da produção de
energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida H5. Explicar características macroscópicas
observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos H6. Explicar a absorção e a emissão de
radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia H7. Reconhecer a evolução dos conceitos que
levaram à idealização do modelo quântico para o átomo H8. Identificar diferentes radiações
presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas
(rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.) ----------------SETEMBRO------------------ H9. Reconhecer a presença da radioatividade
no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e
efeitos H10.
Reconhecer
a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas
transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia
elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina H11.
Caracterizar
o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis
riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações H12.
Pesquisar
e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equipamentos elétricos Motores
e geradores Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais Evolução da produção e do uso da
energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social Matéria e
radiação Matéria,
propriedades e constituição Modelos
de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr Átomos e
radiações A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a
iluminação incandescente, a fluorescente e o laser Núcleo atômico
e radiatividade Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico Radiatividade,
radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do
livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: - Atividades em
grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros
paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP. - Atividades orientadas no Google Classroom. |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/08/2022. - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 20/09/2022. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). DECAIMENTOS NUCLEARES. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 2º Semestre.
SEE, 2021. -
APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022. -
FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Ciências da
Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções:
Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera
Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza
Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021. -
PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário