segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Guia de Aprendizagem Física 3EM - 3º bimestre 2022

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                     GUIA DE APRENDIZAGEM                         3ª SÉRIE             2022


Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre: 3º

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

----------------AGOSTO------------------

H1. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica

H2. Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo

 

 

H3. Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos

H4. Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

 

H5. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

 

 

 

 

H6. Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia

H7. Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo

 

 

H8. Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

----------------SETEMBRO------------------

H9. Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos

 

H10.          Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina

 

H11.           Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações

H12.          Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Equipamentos elétricos

Motores e geradores

Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

 

 

Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

 

 

Átomos e radiações

A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria

 

 

 

As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

 

Núcleo atômico e radiatividade

Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

 

 

A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico

 

 

Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção

 

 

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 30/08/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 20/09/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DECAIMENTOS NUCLEARES.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 2º Semestre. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário