segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Guia de Aprendizagem Física 3EM - 1º bimestre 2022

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                  

GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                     2022

 

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------FEVEREIRO-------------

H1. Retomada (2-EM) Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre (2ª série 2º bimestre)

 

H2. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica

H3. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos

 

--------------MARÇO---------------

H4. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades

H5. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza

 

H6. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento

H7. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples

H8. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

 

---------------ABRIL-------------------

H9. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade

H10.          Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo

H11.          Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências

H12.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

 

H13.          Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento

H14.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia

 

Eletricidade

Carga elétrica

História, modelo atômico e propriedades

 

 

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

 

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação

 

Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

 

 

Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

 

 

 

 

 

 

 

Campos e forças eletromagnéticas

Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos

 

[Aulas 1, 2 e 3: Força Magnética em Fio percorrido por Corrente Elétrica] –Aprender Sempre (SD1)

 

[Aulas 4 e 5: Torque em uma Espira percorrida por corrente elétrica] – Aprender Sempre (SD1)

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

 

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 15/03/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/03/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA E A CONTA DE LUZ: 05/04/2022.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR E DO ALUNO. 1º Semestre. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2022.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário