segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guia de Aprendizagem de Física 3ª série EM - 3º bimestre 2020

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE                    2020

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------AGOSTO-------------

H1. Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade

H2. Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica 

H3. Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo

H4. Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos

H5. Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão

H6. Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil

H7. Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida

 

H8. Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos

H9. Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos

 

-------------SETEMBRO-------------

H10.           Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia

H11.           Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo

H12.           Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos

 

H13.           Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)

 

H14.           Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos

H15.           Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina

H16.           Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos

H17.           Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações

H18.           Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo

H19.           Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Produção e consumo elétricos

1. Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais

2. Transmissão de eletricidade em grandes distâncias

3. Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

 

 

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

1. Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

2. A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados

3. Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

 

 

Átomos e radiações

4. A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria

5. A dualidade onda–partícula

6. As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

 

Núcleo atômico e radiatividade

7. Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

8. A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico

9. Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção

 

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

 

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

 

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo Google Meet

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 05/10/2020

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 28/09/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS ELÉTRICAS (Se houver possibilidade)

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário