E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2020
Professores:
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 1ª
série |
Bimestre:
3º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. |
|||||||
Objetivos: Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: -------------AGOSTO------------- H1.
Reconhecer
a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de
trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de
máquinas mecânicas H2.
Distinguir
situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações
naturais ou em artefatos tecnológicos H3.
Identificar
as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico
de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo H4.
Reconhecer,
representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes
ferramentas, máquinas e instrumentos H5.
Identificar
e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo H6.
Reconhecer
e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do Universo
segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas -------------SETEMBRO------------- H7.
Identificar
e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo
interações gravitacionais na Terra e no Universo H8.
Compreender
as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre
astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas
interações H9.
Elaborar
hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície
terrestre H10.
Identificar
e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver
situações-problema envolvendo movimentos na superfície terrestre -------------OUTUBRO------------- H11.
Reconhecer
e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em
interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas |
Conteúdos: Movimentos – Grandezas, variações
e conservações Trabalho e energia
mecânica 1. Energia mecânica em situações
reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação Equilíbrio estático
e dinâmico 2. Condições para o equilíbrio de
objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo
e viscosidade 3. Amplificação de forças em
ferramentas, instrumentos e máquinas 4. O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas 5. Evolução do
trabalho mecânico em transportes e máquinas Universo,
Terra e vida Constituintes
do Universo 1. Massas, tamanhos, distâncias,
velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar,
estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos 2. Comparação de modelos
explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas Interação
gravitacional 3. O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas 4. Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística 5. Conservação do trabalho
mecânico 6. Conservação das
quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas |
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias didáticas |
|||||||
Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em
revistas e internet. - Resolução de
problemas. - Exercícios do livro
didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo,
estimulando a colaboração e a solidariedade. - Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes
agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos,
ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos
relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD -
Aulas ao vivo pelo Google Meet -
Aulas ao vivo pelo app CMSP -
Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados
vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
1ªC: 24/09/2020. - Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
1ªC: 17/09/2020. - Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. MONTANDO
UMA CONSTELAÇÃO: 1ªC: 01/10/2020 - Trabalhos: em grupos
(apresentação oral e parte escrita). PROJETOS DA FeVEM. - Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse. Fontes de Referência para o estudante - Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário