segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guia de Aprendizagem de Física 1ª série EM - 3º bimestre 2020

 E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE              2020

Professores: Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 1ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos:

Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

 

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

 

-------------AGOSTO-------------

 

H1.               Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas

H2.               Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos

H3.               Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo

H4.               Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos

 

 

 

 

 

H5.               Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo

H6.               Reconhecer e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas

 

-------------SETEMBRO-------------

H7.               Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo

H8.               Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações

H9.               Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre

H10.           Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema envolvendo movimentos na superfície terrestre

 

-------------OUTUBRO-------------

H11.           Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas

 

Conteúdos:

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Trabalho e energia mecânica

1. Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação

 

Equilíbrio estático e dinâmico

2. Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade

3. Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas

4. O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas

5. Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas

 

Universo, Terra e vida

Constituintes do Universo

1. Massas, tamanhos, distâncias, velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar, estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos

2. Comparação de modelos explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas

 

Interação gravitacional

3. O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas

4. Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística

5. Conservação do trabalho mecânico

6. Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo Google Meet

- Aulas ao vivo pelo app CMSP

- Atividades orientadas no Google Classroom

Valores trabalhados na disciplina:

 

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 1ªC: 24/09/2020.

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 1ªC: 17/09/2020.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. MONTANDO UMA CONSTELAÇÃO: 1ªC: 01/10/2020

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). PROJETOS DA FeVEM.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                        - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante

- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                       - Sites de interesse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário