E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2020
Professor(a): Rafael
Herrera Fernandes |
Disciplina: Física |
Série e turma: 2ª
série |
Bimestre: 3º |
||||
Justificativa: Propiciar
aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento
do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. |
|||||||
Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação
de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os
instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela
participar. |
Habilidades a serem
desenvolvidas: --------------------
AGOSTO ------------------- H1.
Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento
das máquinas térmicas H2.
Analisar
e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas H3.
Estimar
ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como
turbinas e motores a combustão interna H4.
Comparar
e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir
de dados reais H5.
Compreender
o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica
com 100% de rendimento H6.
Identificar
as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua
degradação H7.
Reconhecer
o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia
terrestre H8.
Compreender
os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na
Terra H9.
Identificar
e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes
processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas ----------------------- SETEMBRO
------------------- H10.
Reconhecer
a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos,
fenômenos e sistemas que produzem sons H11.
Associar
diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e
intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons
por instrumentos musicais e outros sistemas H12.
Caracterizar
ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de
músicas e de sons cotidianos H13.
Reconhecer
escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H14.
Explicar
o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto,
deficiências auditivas e poluição sonora H15.
Reconhecer
e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde
humana e possíveis formas de controlá-los H16.
Identificar
objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no
cotidiano H17.
Reconhecer
o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc. H18.
Associar
as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para
explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas H19.
Reconhecer
diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a
visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à
sua utilização adequada H20.
Reconhecer
aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens |
Conteúdos: Calor,
ambiente e usos de energia Propriedades térmicas 1.
Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados 2.
Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores 3.
Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução
Industrial Entropia e degradação da energia 4.
Fontes de energia da Terra – transformações e degradação 5. O ciclo de energia no Universo e as fontes
terrestres de energia 6.
Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia Som, imagem e comunicação Som – características físicas e fontes 1. Ruídos e sons harmônicos – timbres e
fontes de produção 2. Amplitude, frequência, comprimento de
onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas 3. Questões de som no cotidiano
contemporâneo 4. Audição humana, poluição, limites e
conforto acústicos Luz – características físicas e fontes 5. Formação de imagens, propagação, reflexão
e refração da luz 6. Sistemas de ampliação da visão, como
lupas, óculos, telescópios e microscópios |
|||||
Temas transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias
didáticas |
|||||||
Atividades Auto
didáticas: -
Leituras de textos, artigos em revistas e internet. - Resolução de problemas. - Exercícios do caderno do aluno, testes de
vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP. - Projetos da FeVEM. |
Atividades
Didático-Cooperativas: - Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a
solidariedade. - Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o
desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de
relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). - Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO -
Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos
físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando
com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos. AMPLIAÇÃO - Compreender e emitir juízos próprios sobre
notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas
diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com
argumentação clara. |
|||||
Atividades
EAD - Aulas ao vivo
pelo Google Meet - Aulas ao vivo
pelo app CMSP - Atividades
orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: - Humildade
-
Respeito -
Coletividade -
Responsabilidade |
Critérios de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do processo de
desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e sem consulta –
dissertativa ou teste. DATA: 23/09/2020. - Atividades em sala: individual, duplas ou grupos –
dissertativa ou teste. DATA: 16/09/2020. - Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios
ou atividades dirigidas. PRÁTICAS SOBRE ÓPTICA. - Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte
escrita). PROJETOS DA FeVEM. -
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO
do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEE, 2011. - FUKUI, ANA.
Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de
Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida,
desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza
Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). - GRUPO
REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed.
2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006. - Currículo +.
Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse. Fontes
de Referência para o estudante - Currículo +.
Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário