GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª
série
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Bimestre:
2º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------JUNHO-------------
H1.
Comparar
modelos explicativos das variações no movimento pelas Leis de Newton
H2.
Reconhecer
que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de
Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas
físicos
H3.
Identificar
a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações
como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades
físicas e esportivas
H4.
Classificar
as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
H5.
Identificar
energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia
mecânica
H6.
Identificar
a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
H7.
Reconhecer
o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em
situações que envolvem forças de atrito
H8.
Identificar
a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
-------------JULHO-------------
H9.
Identificar
o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial
gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
H10.
Determinar
parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
H11.
Reconhecer
a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de
trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de
máquinas mecânicas
H12.
Distinguir
situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações
naturais ou em artefatos tecnológicos
H13.
Identificar
as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico
de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
H14.
Reconhecer,
representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes
ferramentas, máquinas e instrumentos
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Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise do
movimento de partes de um sistema mecânico
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
Trabalho
e energia mecânica
• A energia se transforma
• Trabalho de uma força como medida da
variação do movimento
• Energia mecânica em situações reais e
práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
Equilíbrio
estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de objetos
e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e
viscosidade
• Amplificação de forças em ferramentas,
instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em ferramentas,
instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
•
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
- Caderno do Aluno
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Atividades EAD
- Aulas ao vivo pelo Google Meet
- Aulas ao vivo pelo app CMSP
- Atividades orientadas no Google
Classroom
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Valores trabalhados na
disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
21/07/2020.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
14/07/2020.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. AULAS
DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: LEIS DE NEWTON / EQUILÍBRIO.
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Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita) – PROJETOS DA
FeVEM.
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Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
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GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
Fontes de Referência para o estudante
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