GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série:
2ª série
|
Bimestre:
2º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
----------------JUNHO----------------
H1. Reconhecer a evolução histórica do modelo
de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de
conservação da energia
H2. Avaliar a conservação de energia em
sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e
nas máquinas mecânicas e a vapor
H3. Avaliar a capacidade de realização de
trabalho a partir da expansão de um gás
H4. Reconhecer a evolução histórica do uso de
máquinas térmicas
H5. Reconhecer os limites e possibilidades de
uma máquina térmica que opera em ciclo
H6. Explicar e representar os ciclos de
funcionamento de diferentes máquinas térmicas
---------------JULHO---------------
H7.
Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o
funcionamento das máquinas térmicas
H8.
Analisar
e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
H9.
Estimar
ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como
turbinas e motores a combustão interna
H10.
Comparar
e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir
de dados reais
H11.
Compreender
o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica
com 100% de rendimento
H12.
Identificar
as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
H13.
Reconhecer
o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia
terrestre
H14.
Compreender
os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na
Terra
H15.
Identificar
e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos
de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
• Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da
energia
• A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
• Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
• Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
•
O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
•
Necessidades energéticas e o problema da degradação
|
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Atividades EAD
- Aulas ao vivo pelo Google Meet
- Aulas ao vivo pelo app CMSP
- Atividades orientadas no Google
Classroom
|
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
22/07/2020
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
15/07/2020
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
AULAS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: VELA GIRANTE E A MÁQUINA DE HERON.
-
Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). PROJETOS
DA FeVEM.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Sites de interesse.
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário