GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2020
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 3ª
série
|
Bimestre:
1º
|
||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H2. Identificar aspectos históricos,
sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica
H3. Identificar algumas propriedades
das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos
H4. Identificar a presença da
eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras
atividades
H5. Classificar equipamentos
elétricos do cotidiano segundo a sua função
H6. Caracterizar os aparelhos
elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas
características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os
símbolos relacionados a cada grandeza
H7. Relacionar informações fornecidas
pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos
para explicar seu funcionamento
H8. Identificar e caracterizar os
principais elementos de um circuito elétrico simples
H9. Relacionar as grandezas
mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade
no interior da matéria
--------------MARÇO---------------
H10.
Compreender
o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo
humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
H11.
Diferenciar
um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o
uso de diferentes materiais em situações diversas
H12.
Compreender
os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e
fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas
domiciliares
H13.
Dimensionar
o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas
envolvidas nesse consumo
H14.
Dimensionar
circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
H15.
Propor
estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica
---------------ABRIL-------------------
H16.
Relacionar
o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas
elétricas em movimento
H17.
Reconhecer
propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por
meio de campos
H18.
Estimar
a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a
corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de
transmissão
|
Conteúdos:
Transmissões
eletromagnéticas
Equipamentos e dispositivos de comunicação,
como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
Eletricidade
Carga elétrica
• História, modelo atômico e
propriedades
Equipamentos elétricos
Circuitos
elétricos
• Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação (Especificações dos aparelhos)
• Modelo clássico de propagação
de corrente em sistemas resistivos (Corrente
elétrica e Circuitos elétricos)
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança (Eletricidade,
resistência e choques elétricos)
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos (Campo magnético e força
magnética)
• Valores de correntes, tensões,
cargas e campos em situações de nosso cotidiano
|
|||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||
Estratégias didáticas
|
|||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
30/03/2020.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
02/03/2020.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL
ELETRIZAÇÃO: 28/02/2020; ESTUDO EXPERIMENTAL ASSOCIAÇÃO RESISTORES – 03/04/2020.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Sites de interesse.
|
|||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário