segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Guia de Aprendizagem 1ª série - 1º bimestre 2020


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE               2020
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:

-------------FEVEREIRO-------------
H1. Compreender que a natureza é o objeto de estudo da Física
H2. Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
H3. Reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e outras variáveis
H4. Fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais


--------------MARÇO---------------
H5. Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
H6. Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
H7. Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
H8. Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis



---------------ABRIL-------------------
H9. Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
H10.           Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos



Conteúdos:
Introdução à Física
Física, ciência da natureza
Medidas – Ordem de grandeza e Notação Científica.

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento (Cinemática)

• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc. (O estudo do movimento; Conceitos iniciais)
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc. (Movimento Uniforme)
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc. (Movimento Uniformemente Variado; Movimento circular)

Quantidade de movimento linear, variação e conservação (Dinâmica)

• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo (Impulso e colisões)
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança (Colisões)
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas (Quantidade de movimento)

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico (Forças e as leis de Newton)
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação (Aplicações das leis de Newton)


Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 31/03/2020.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 03/03/2020.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E POSTAGENS – AULAS DE P.E.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DO TEMPO – 27 e 28/02/2020; ESTUDO EXPERIMENTAL AMPLIANDO A IDEIA DE VELOCIDADE – 02 e 03/04/2020.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário