GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 2ª
série
|
Bimestre:
4º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
------------- OUTUBRO --------------
H1.
Caracterizar
ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de
músicas e de sons cotidianos
H2.
Reconhecer
escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H3.
Explicar
o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto,
deficiências auditivas e poluição sonora
H4.
Reconhecer
e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde
humana e possíveis formas de controlá-los
H5.
Identificar
objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no
cotidiano
H6.
Reconhecer
o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc.
H7.
Associar
as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para
explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
H8.
Reconhecer
diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a
visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à
sua utilização adequada
H9.
Reconhecer
aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
---------- NOVEMBRO ----------
H10.
Identificar
a luz branca como composição de diferentes cores
H11.
Associar
a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão,
refração, absorção)
H12.
Estabelecer
diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
H13.
Identificar
as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do
olho humano e de equipamentos
H14.
Utilizar
informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do
cotidiano
H15.
Utilizar
o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na
natureza
H16.
Identificar
a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo
com as frequências
H17.
Reconhecer
e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
H18.
Identificar
e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo da história
humana, seus limites e embates
H19.
Reconhecer
o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz
H20.
Identificar
os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas
eletromagnéticas no cotidiano
H21.
Explicar
o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio,
televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características
das ondas eletromagnéticas
---------- DEZEMBRO ----------
H22.
Reconhecer
a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos
sociais, econômicos e culturais
H23.
Acompanhar
e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos,
científicos e tecnológicos
|
Conteúdos:
Som,
imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
1. Amplitude,
frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
2. Questões
de som no cotidiano contemporâneo
3. Audição
humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz –
características físicas e fontes
4. Formação
de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
5. Sistemas
de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
Luz
e cor
6. A diferença entre a cor das
fontes de luz e a cor de pigmentos
7. O caráter policromático da luz
branca
8. As cores primárias (azul,
verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
9. Adequação e conforto na
iluminação de ambientes
Ondas
eletromagnéticas
10. A interpretação do caráter
eletromagnético da luz
11. Emissão e absorção de luz de
diferentes cores
12. Evolução histórica da
representação da luz como onda eletromagnética
Transmissões
eletromagnéticas
13. Produção, propagação e
detecção de ondas eletromagnéticas
14. Equipamentos e dispositivos
de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
15. Evolução da transmissão de
informações e seus impactos sociais
|
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação
de área, AAP, ENEM, SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 27/11/2019; 2BC: 28/11/2019.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 13/11/2019; 2BC: 14/11/2019.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO FACEBOOK – ATÉ 29/11/2019.
-
Trabalhos: em grupos (parte escrita). SEMINÁRIO ÓPTICA: 2A: 30/10/2019; 2BC: 31/10/2019 / FeVEM:
18/10/2019.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP,
2006.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário