domingo, 20 de outubro de 2019

Guia de Aprendizagem Física 2ª série - 4º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
------------- OUTUBRO --------------
H1.               Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
H2.               Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H3.               Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
H4.               Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
H5.               Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
H6.               Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
H7.               Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
H8.               Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
H9.               Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
---------- NOVEMBRO ----------
H10.           Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
H11.           Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
H12.           Estabelecer diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
H13.           Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
H14.           Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano
H15.           Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza
H16.           Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências
H17.           Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
H18.           Identificar e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo da história humana, seus limites e embates
H19.           Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz

H20.           Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
H21.           Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
---------- DEZEMBRO ----------
H22.           Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e culturais
H23.           Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos

Conteúdos:
Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
1. Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
2. Questões de som no cotidiano contemporâneo
3. Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos


Luz – características físicas e fontes
4. Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
5. Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios



Luz e cor
6. A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
7. O caráter policromático da luz branca
8. As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
9. Adequação e conforto na iluminação de ambientes


Ondas eletromagnéticas
10. A interpretação do caráter eletromagnético da luz
11. Emissão e absorção de luz de diferentes cores
12. Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética

Transmissões eletromagnéticas
13. Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
14. Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
15. Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação de área, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 27/11/2019; 2BC: 28/11/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 13/11/2019; 2BC: 14/11/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO FACEBOOK – ATÉ 29/11/2019.
- Trabalhos: em grupos (parte escrita). SEMINÁRIO ÓPTICA: 2A: 30/10/2019; 2BC: 31/10/2019 / FeVEM: 18/10/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                           - Sites de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário