domingo, 20 de outubro de 2019

Guia de Aprendizagem Física 3ª série - 4º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
---------- OUTUBRO ----------
H1. Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)


H2. Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos
H3. Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina.
H4. Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos

--------- NOVEMBRO ----------
H5. Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
H6. Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
H7. Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção

H8. Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
H9. Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas
H10.           Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas
H11.           Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
H12.           Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares e nas transformações de partículas subatômicas


H13.           Identificar a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
H14.           Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações (processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
H15.           Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática
-------- DEZEMBRO ----------
H16. Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando as implicações da relação entre ciência e ética
Conteúdos:
Matéria e radiação
Átomos e radiações
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção







Partículas elementares
• Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação das partículas
• A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas



Eletrônica e informática
• Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 18/11/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 04/11/2019.
- Atividades práticas: duplas/grupos – relatórios/atividades dirigidas. ESPECTROSCÓPIO: 21/10/2019.
- Trabalhos: em grupos (apresentação e parte escrita). MAGNÍFICO LASER:  28/10/2019; PARTÍCULAS ELEMENTARES – LINHA DO TEMPO: 25/11/2019; DEBATE FeVEM: 22/11/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário