GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 1ª
série
|
Bimestre:
4º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------OUTUBRO-------------
H1.
Reconhecer,
representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes
ferramentas, máquinas e instrumentos
H2.
Compreender
as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre
astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas
interações
H3.
Elaborar
hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície
terrestre
H4.
Identificar
e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver
situações-problema envolvendo movimentos na superfície terrestre
H5.
Reconhecer
e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em
interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
H6.
Descrever,
representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema
Solar
H7.
Debater
e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica,
relacionando-a às mudanças sociais da época
H8.
Identificar
campos, forças e relações de conservação para descrever movimentos no sistema
planetário e de outros astros, naves e satélites
-------------NOVEMBRO-------------
H9.
Reconhecer
a natureza cíclica de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a
a fenômenos naturais e ao calendário, e suas influências na vida humana
H10.
Reconhecer
os modelos atuais propostos para a origem, evolução e constituição do Universo,
os debates entre eles e os limites de seus resultados
H11.
Relacionar
ordens de grandeza de medidas astronômicas de espaço e tempo para fazer estimativas
e cálculos
H12.
Utilizar
ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente
a vida em geral e a vida humana em particular
H13.
Identificar
condições essenciais para a existência da vida, tal como é hoje conhecida na
Terra
H14.
Formular
e debater hipóteses e explicações científicas acerca da possibilidade de vida
fora da Terra
-------------DEZEMBRO-------------
H15.
Identificar
as principais características do modelo cosmológico atual
H16.
Identificar
as diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam
com a cultura ao longo da história da humanidade
|
Conteúdos:
Universo, Terra e vida
Interação
gravitacional
1. O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas
2. Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística
3.
Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações
astronômicas
Sistema
solar
4. Da visão geocêntrica de mundo
à visão heliocêntrica, no contexto social e cultural em que essa mudança
ocorreu
5. O campo gravitacional e as
leis de conservação no sistema de planetas e satélites e no movimento de
naves espaciais
6. A inter-relação Terra–Lua–Sol
Universo,
evolução, hipóteses e modelos
7. Teorias e hipóteses históricas
e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo
8. Etapas de evolução estelar –
da formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros
9. Estimativas do lugar da vida
no espaço e no tempo cósmicos
10. Avaliação da possibilidade de
existência de vida em outras partes do Universo
11. Evolução dos modelos de
Universo – matéria, radiações e interações fundamentais
12.
O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang
|
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 27/11/2019.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 13/11/2019.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. SISTEMA SOLAR: 25/10/2019; Constelação:
01/11/2019.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos. FeVEM: 18/10/2019; livro “O GUIA DO
MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS”: 11/11/2019; pôster: 29/11/2019.
-
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário