domingo, 20 de outubro de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 1ª série - 4º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE                   2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.


Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------OUTUBRO-------------
H1.             Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos
H2.             Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
H3.             Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
H4.             Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema envolvendo movimentos na superfície terrestre
H5.             Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
H6.             Descrever, representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar
H7.             Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais da época
H8.             Identificar campos, forças e relações de conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de outros astros, naves e satélites

-------------NOVEMBRO-------------
H9.             Reconhecer a natureza cíclica de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a a fenômenos naturais e ao calendário, e suas influências na vida humana
H10.         Reconhecer os modelos atuais propostos para a origem, evolução e constituição do Universo, os debates entre eles e os limites de seus resultados
H11.         Relacionar ordens de grandeza de medidas astronômicas de espaço e tempo para fazer estimativas e cálculos
H12.         Utilizar ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente a vida em geral e a vida humana em particular
H13.         Identificar condições essenciais para a existência da vida, tal como é hoje conhecida na Terra
H14.         Formular e debater hipóteses e explicações científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra

-------------DEZEMBRO-------------
H15.         Identificar as principais características do modelo cosmológico atual
H16.         Identificar as diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam com a cultura ao longo da história da humanidade

Conteúdos:
Universo, Terra e vida

Interação gravitacional
1. O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas
2. Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística
3. Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas



Sistema solar
4. Da visão geocêntrica de mundo à visão heliocêntrica, no contexto social e cultural em que essa mudança ocorreu
5. O campo gravitacional e as leis de conservação no sistema de planetas e satélites e no movimento de naves espaciais
6. A inter-relação Terra–Lua–Sol


Universo, evolução, hipóteses e modelos
7. Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo
8. Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros

9. Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos
10. Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo
11. Evolução dos modelos de Universo – matéria, radiações e interações fundamentais
12. O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 27/11/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 13/11/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. SISTEMA SOLAR: 25/10/2019; Constelação: 01/11/2019.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos. FeVEM: 18/10/2019; livro “O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS”: 11/11/2019; pôster: 29/11/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                        - Sites de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário