E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 1ª
série
|
Bimestre:
3º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------AGOSTO-------------
H1.
Identificar
a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas
translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em
atividades físicas e esportivas
H2.
Classificar
as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
H3.
Identificar
energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia
mecânica
H4.
Identificar
a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
H5.
Reconhecer
o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em
situações que envolvem forças de atrito
H6.
Identificar
a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
H7.
Identificar
o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial
gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
H8.
Determinar
parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
H9.
Reconhecer
a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de
trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de
máquinas mecânicas
H10.
Distinguir
situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações
naturais ou em artefatos tecnológicos
H11.
Identificar
as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico
de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
H12.
Reconhecer,
representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes
ferramentas, máquinas e instrumentos
-------------SETEMBRO-------------
H13.
Identificar
e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
H14.
Reconhecer
e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do Universo
segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas
H15.
Identificar
e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo
interações gravitacionais na Terra e no Universo
H16.
Compreender
as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre
astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas
interações
H17.
Elaborar
hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície
terrestre
H18.
Identificar
e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver
situações-problema
envolvendo movimentos na superfície
terrestre
H19.
Reconhecer
e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações
astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
|
Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Trabalho
e energia mecânica
1. Trabalho de uma força como
medida da variação do movimento, como numa frenagem
2. Energia mecânica em situações
reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
Equilíbrio
estático e dinâmico
3. Condições para o equilíbrio de
objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo
e viscosidade
4. Amplificação de forças em
ferramentas, instrumentos e máquinas
5. O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
6.
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
Universo, Terra e vida
Constituintes do Universo
1. Massas, tamanhos, distâncias,
velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar,
estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos
2. Comparação de modelos
explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas
Interação
gravitacional
3. O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas
4. Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística
5. Conservação do trabalho
mecânico
6.
Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações
astronômicas
|
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 11/09/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:21/08/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ATIVIDADE LIVRO PARADIDÁTICO –06/09/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2006.
Fontes de Referência para o estudante
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário