sábado, 3 de agosto de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 1ª série - 3º bimestre 2019


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE              2019
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.


Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------AGOSTO-------------
H1.               Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
H2.               Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
H3.               Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
H4.               Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
H5.               Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
H6.               Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
H7.               Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
H8.               Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
H9.               Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas

H10.           Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
H11.           Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
H12.           Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos





-------------SETEMBRO-------------
H13.           Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
H14.           Reconhecer e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas
H15.           Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo
H16.           Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
H17.           Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
H18.           Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema
envolvendo movimentos na superfície terrestre
H19.           Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas

Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Trabalho e energia mecânica
1. Trabalho de uma força como medida da variação do movimento, como numa frenagem
2. Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação





Equilíbrio estático e dinâmico
3. Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
4. Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
5. O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
6. Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas

Universo, Terra e vida
Constituintes do Universo
1. Massas, tamanhos, distâncias, velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar, estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos
2. Comparação de modelos explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas

Interação gravitacional
3. O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas
4. Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística
5. Conservação do trabalho mecânico
6. Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 11/09/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:21/08/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ATIVIDADE LIVRO PARADIDÁTICO –06/09/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                        - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                       - Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário