E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 2ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------------- AGOSTO
-------------------
H1. Reconhecer a evolução histórica do modelo
de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de
conservação da energia
H2. Avaliar a conservação de energia em
sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e
nas máquinas mecânicas e a vapor
H3. Avaliar a capacidade de realização de
trabalho a partir da expansão de um gás
H4.
Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o
funcionamento das máquinas térmicas
H5.
Analisar
e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
H6.
Estimar
ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como
turbinas e motores a combustão interna
H7.
Comparar
e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir
de dados reais
H8.
Compreender
o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica
com 100% de rendimento
H9.
Identificar
as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua
degradação
H10.
Reconhecer
o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia
terrestre
H11.
Compreender
os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na
Terra
H12.
Identificar
e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes
processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções
energéticas
----------------------- SETEMBRO -------------------
H13.
Reconhecer
a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos,
fenômenos e sistemas que produzem sons
H14.
Associar
diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e
intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons
por instrumentos musicais e outros sistemas
H15.
Caracterizar
ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de
músicas e de sons cotidianos
H16.
Reconhecer
escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
H17.
Explicar
o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto,
deficiências auditivas e poluição sonora
H18.
Reconhecer
e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde
humana e possíveis formas de controlá-los
H19.
Identificar
objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no
cotidiano
H20.
Reconhecer
o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc.
H21.
Associar
as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para
explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
H22.
Reconhecer
diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a
visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à
sua utilização adequada
H23.
Reconhecer
aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
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Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
1. Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da
energia
2. A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
3. Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
4. Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
5. Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
6. Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
7.
O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
8. Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
9.
Necessidades energéticas e o problema da degradação
Som,
imagem e comunicação
Som –
características físicas e fontes
1. Ruídos
e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
2. Amplitude,
frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
3. Questões
de som no cotidiano contemporâneo
4. Audição
humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz –
características físicas e fontes
5. Formação
de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
6. Sistemas
de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM,
SARESP.
-
Projetos da FeVEM.
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 11/09/2019; 2BC: 12/09/2019.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 2A: 21/08/2019; 2BC: 22/08/2019.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK.
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Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). SEMINÁRIO SOBRE ÓPTICA: 2A: 18/09/2019;
2BC: 19/09/2019.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
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GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da USP,
2006.
Fontes de Referência para o estudante
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